segunda-feira, 10 de junho de 2019


Mas se a luz da lua naquele estado é como a luz do Sol, como se pode dizer que ali não há noite? A luz do Sol será sétupla, de modo que embora a noite seja como o nosso dia, o dia será sete vezes mais luminoso, tornando ali o contraste entre o dia e a noite tão manifesto, talvez, como agora. Mas ambos serão inexcedivelmente gloriosos.

O versículo 24 fala de nações e reis. As nações são nações dos salvos, e todos nós seremos reis num certo sentido. No estado da nova Terra possuiremos um reino e havemos de reinar com o Cristo para todo o sempre. Mas segundo algumas parábolas do Salvador (como por exemplo no Evangelho segundo São Mateus, capítulo 25, versículos 21 a 23), alguns ocuparão em sentido especial a posição de governadores, e podem, assim, chamar-se reis da Terra em relação às nações dos salvos. Estes levam à cidade a sua glória e honra. Quanto aos sábados e luas novas ali sobem para adorar o Senhor Deus (profeta Isaías, capítulo 66, versículo 22).

E agora, meu irmão? Perdereis uma parte das glórias eternas da cidade eterna? Tratai de ver que o vosso nome esteja inscrito no livro da vida do Cordeiro de Deus, porque só poderão entrar ali aqueles cujos nomes estejam neste Livro de Atas.

E aqui começamos o Apocalipse no seu capítulo final, que é o capítulo 22. 

Capítulo 22, versículos 1 e 2:

"E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procede do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, e de uma e outra banda do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a saúde das nações."

O anjo continua a mostrar a São João as maravilhosas coisas da cidade celestial. No meio da rua da cidade estava a árvore da vida. Ainda que a palavra "rua" seja aqui usada no singular precedida pelo artigo definido "a", não é caso para supor que na cidade haja apenas uma rua, porque há doze portas, e deve haver, sem dúvida, uma rua levando a cada porta. Mas a rua principal, ou como a palavra original significa, o caminho largo, a medida grande.

E o rio da vida? A árvore da vida está no meio desta rua, mas a árvore da vida está de cada um dos lados do rio da vida, por isso o rio da vida está também no meio da rua da cidade. E este rio procede do trono de Deus. E a árvore da vida? Como pode a árvore da vida ser apenas uma árvore e estar de ambos dos lados do rio? Primeiro:  É evidente que há apenas uma árvore da vida, desde o Gêneses até o Apocalipse só se fala de uma "Arvore da Vida".

Segundo: Para estar ao mesmo tempo de ambos os lados do rio tem de ter mais do que um tronco, e nesse caso tem de estar unida no topo ou nos seus ramos superiores de modo a formar apenas uma árvore. O profeta, arrebatado em espírito e presenteado com uma visão minuciosa deste objeto estupendo, diz que estava de ambos os lados do rio.

Versículo 3, deste capítulo 22: "E ali nunca mais haverá maldição contra alguém. Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro. E os seus servos o servirão."    Esta linguagem se refere tanto ao grande Deus, ao Pai eterno quanto ao Cristo, o Filho Unigênito. Os sinais de maldição, os sinais mortais, as mortais cenas de desolação e ruína não mais se verão sobre a face da Terra. Toda brisa será vivificante e balsâmica, toda cena, beleza, e todo som é música celeste.

Capítulo 22, versículo 4:  e verão seu rosto, e nas suas testas estará o seu santo nome."         A palavra "seu" na frase: "e verão seu rosto", refere-se ao Pai, porque Ele é o único cujo nome está em suas testas. E que é o Pai nós o sabemos pelo capítulo 14, versículo 1.  Isto constituirá o cumprimento da promessa que encontramos no Evangelho segundo Mateus, capítulo 5, versículo  8:  “Bem aventurados os limpos de coração, porque eles verão o Senhor Deus”.

Capítulo 22, versículos 5, 6 e 7:

“E ali não haverá mais noite, nem precisarão de lâmpada, nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumia, e reinarão para todo o sempre. E me disse: Estas palavras são fiéis e verdadeiras. E o Senhor, o Deus dos santos profetas enviou o seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer. Eis que cedo venho. Bem-aventurados aquele que guarda as palavras da profecia deste livro."

Aqui, de novo, temos a declaração de que não haverá noite na cidade, porque o Senhor Deus será toda luz. O versículo 7 prova que é o Cristo quem fala, fato que é de importância capital (relacionar com o versículo 14). "Guardar as palavras da profecia deste livro" é obedecer aos deveres apresentados em relação com a profecia, como, por exemplo, no capítulo 14, versículos 9 a 12.

Capítulo 22, versículos 8 a 12:

"E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E havendo-se ouvido e visto, eu me prostrei aos pés  do anjo que as mostrava para adorá-lo. E ele me disse: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus, não a mim. E me disse: Não seles as palavras da profecia deste livro, porque próximo está o tempo. Quem é injusto, faça injustiça ainda, quem está sujo, suje-se ainda; quem pratica a justiça, pratique justiça mais ainda, quem é santo, santifique-se mais ainda. E eis que venho logo, meu galardão está comigo para dar a cada um segundo as suas obras."

Sobre o Versículo 9 já dissemos o que devíamos dizer no versículo 10 do capítulo 19: Adorar só a Deus, a homem nenhum. Só a Jesus abaixo de Deus na face da terra. Nunca houve  outro, ninguém é representante de Deus na face da Terra senão este, Jesus, o Cristo.

No versículo 10 é dito a João que não sele as palavras da profecia deste livro. A Teologia popular dos nossos dias diz que o livro está selado, uma de duas coisas se segue daqui: ou São João desobedeceu as suas instruções, ou a teologia já referida, está cumprida a profecia de  Isaías no capítulo 29, versículos 10 a 14.

O versículo 11 prova que termina a provação. Que os dados de todos estão, inalteravelmente, fixados antes da volta do Cristo de Deus, porque logo no versículo seguinte, diz Jesus: "Eis que venho logo, venho cedo, venho breve, já vindo". E é por isso que estamos dando o Apocalipse por ordem Dele. Que importa que muita gente não acredite, pois se não acreditaram com Ele pessoalmente a dizer estas coisas. Mas os que são Dele acreditam, as boas ovelhas conhecem o pastor pela voz. O galardão do Cristo está com Ele para dar a cada um conforme as suas próprias obras. E todos os ímpios, aqueles que não conhecem Deus, os pagãos empedernidos, os materialistas ateus, os que não obedecem a Lei divina, os pecadores dos países cristãos, como está em São Paulo na II aos Tessalonicenses, capítulo 1, versículo 8: “Serão visitados com repentina destruição por aquele que, então, vem como labareda de fogo para tomar vingança dos inimigos do Evangelho.”

Capítulo 22, versículos 13 e 14:

"Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro. Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes no sangue do Cordeiro de Deus, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas." 

Jesus aplica a si mesmo esta expressão "alfa e ômega". É aplicada a Ele. Evidentemente a expressão deve ter sentido limitado, muito mais evidentemente do que quando aplicada ao Pai Eterno, como aconteceu no capítulo 1, versículo 8. O Cristo é o alfa e o ômega, o princípio e o fim do grande plano de salvação neste planeta Terra. Aí está a diferença.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

APOCALIPSE DE JESUS SEGUNDO SÃO JOÃO Em espírito e verdade à luz do Novo Mandamento de Jesus pelo método histórico-profético ALZ...