Mas se a luz da lua naquele estado é como a
luz do Sol, como se pode dizer que ali não há noite? A luz do Sol será sétupla,
de modo que embora a noite seja como o nosso dia, o dia será sete vezes mais
luminoso, tornando ali o contraste entre o dia e a noite tão manifesto, talvez,
como agora. Mas ambos serão inexcedivelmente gloriosos.
O versículo 24 fala de nações e reis. As
nações são nações dos salvos, e todos nós seremos reis num certo sentido. No
estado da nova Terra possuiremos um reino e havemos de reinar com o Cristo
para todo o sempre. Mas segundo algumas parábolas do Salvador (como por exemplo
no Evangelho segundo São Mateus, capítulo 25, versículos 21 a 23), alguns
ocuparão em sentido especial a posição de governadores, e podem, assim,
chamar-se reis da Terra em relação às nações dos salvos. Estes levam à cidade a
sua glória e honra. Quanto aos sábados e luas novas ali sobem para adorar o
Senhor Deus (profeta Isaías, capítulo 66, versículo 22).
E agora, meu irmão? Perdereis uma parte das
glórias eternas da cidade eterna? Tratai de ver que o vosso nome esteja
inscrito no livro da vida do Cordeiro de Deus, porque só poderão entrar ali aqueles
cujos nomes estejam neste Livro de Atas.
E aqui começamos o Apocalipse no seu capítulo
final, que é o capítulo 22.
Capítulo 22, versículos
1 e 2:
"E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal,
que procede do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, e de uma e
outra banda do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o
seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a saúde das
nações."
O anjo continua a mostrar a São João as
maravilhosas coisas da cidade celestial. No meio da rua da cidade estava a
árvore da vida. Ainda que a palavra "rua" seja aqui usada no singular
precedida pelo artigo definido "a", não é caso para supor que na
cidade haja apenas uma rua, porque há doze portas, e deve haver, sem dúvida, uma
rua levando a cada porta. Mas a rua principal, ou como a palavra original
significa, o caminho largo, a medida grande.
E o rio da vida? A árvore da vida está no
meio desta rua, mas a árvore da vida está de cada um dos lados do rio da vida,
por isso o rio da vida está também no meio da rua da cidade. E este rio procede
do trono de Deus. E a árvore da vida? Como pode a árvore da vida ser apenas uma
árvore e estar de ambos dos lados do rio? Primeiro: É evidente que há apenas uma árvore da vida,
desde o Gêneses até o Apocalipse só se fala de uma "Arvore da Vida".
Segundo: Para estar ao mesmo tempo de ambos
os lados do rio tem de ter mais do que um tronco, e nesse caso tem de estar
unida no topo ou nos seus ramos superiores de modo a formar apenas uma árvore.
O profeta, arrebatado em espírito e presenteado com uma visão minuciosa deste
objeto estupendo, diz que estava de ambos os lados do rio.
Versículo 3, deste capítulo 22: "E ali nunca mais haverá maldição contra
alguém. Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro. E os seus servos o servirão." Esta
linguagem se refere tanto ao grande Deus, ao Pai eterno quanto ao Cristo, o
Filho Unigênito. Os sinais de maldição, os sinais mortais, as mortais cenas de
desolação e ruína não mais se verão sobre a face da Terra. Toda brisa será
vivificante e balsâmica, toda cena, beleza, e todo som é música celeste.
Capítulo 22, versículo 4: “e verão seu rosto, e nas suas testas estará o
seu santo nome." A palavra "seu" na frase: "e verão seu rosto", refere-se ao Pai, porque Ele é o único cujo nome está
em suas testas. E que é o Pai nós o sabemos pelo capítulo 14, versículo
1. Isto constituirá o cumprimento da
promessa que encontramos no Evangelho segundo Mateus, capítulo 5,
versículo 8: “Bem
aventurados os limpos de coração, porque eles verão o Senhor Deus”.
Capítulo 22, versículos 5, 6 e 7:
“E ali não haverá mais noite, nem
precisarão de lâmpada, nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumia, e
reinarão para todo o sempre. E me disse: Estas palavras são fiéis e
verdadeiras. E o Senhor, o Deus dos santos profetas enviou o seu anjo para
mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer. Eis que cedo
venho. Bem-aventurados aquele que guarda as palavras da profecia deste
livro."
Aqui, de novo, temos a declaração de que não
haverá noite na cidade, porque o Senhor Deus será toda luz. O versículo 7 prova
que é o Cristo quem fala, fato que é de importância capital (relacionar com o
versículo 14). "Guardar
as palavras da profecia deste livro" é
obedecer aos deveres apresentados em relação com a profecia, como, por exemplo,
no capítulo 14, versículos 9 a 12.
Capítulo 22, versículos 8 a 12:
"E eu,
João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E havendo-se ouvido e visto, eu me
prostrei aos pés do anjo que as mostrava
para adorá-lo. E ele me disse: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu
e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora
a Deus, não a mim. E me disse: Não seles as palavras da
profecia deste livro, porque próximo está o tempo. Quem é injusto, faça
injustiça ainda, quem está sujo, suje-se ainda; quem pratica a justiça,
pratique justiça mais ainda, quem é santo, santifique-se mais ainda. E eis que
venho logo, meu galardão está comigo para dar a cada um segundo as suas
obras."
Sobre o Versículo 9 já dissemos o que
devíamos dizer no versículo 10 do capítulo 19: Adorar só a Deus, a homem
nenhum. Só a Jesus abaixo de Deus na face da terra. Nunca houve outro, ninguém é representante de Deus na
face da Terra senão este, Jesus, o Cristo.
No versículo 10 é dito a João que não sele as
palavras da profecia deste livro. A Teologia popular dos nossos dias diz que o
livro está selado, uma de duas coisas se segue daqui: ou São João desobedeceu
as suas instruções, ou a teologia já referida, está cumprida a profecia de Isaías no capítulo 29, versículos 10 a 14.
O versículo 11 prova que termina a provação.
Que os dados de todos estão, inalteravelmente, fixados antes da volta do Cristo
de Deus, porque logo no versículo seguinte, diz Jesus: "Eis que venho logo, venho cedo, venho breve,
já vindo". E é por isso que
estamos dando o Apocalipse por ordem Dele. Que importa que muita gente não
acredite, pois se não acreditaram com Ele pessoalmente a dizer estas coisas. Mas os que são Dele acreditam, as boas ovelhas conhecem o pastor pela voz. O
galardão do Cristo está com Ele para dar a cada um conforme as suas próprias
obras. E todos os ímpios, aqueles que não conhecem Deus, os pagãos
empedernidos, os materialistas ateus, os que não obedecem a Lei divina, os
pecadores dos países cristãos, como está em São Paulo na II aos Tessalonicenses,
capítulo 1, versículo 8: “Serão
visitados com repentina destruição por aquele que, então, vem como labareda de
fogo para tomar vingança dos inimigos do Evangelho.”
Capítulo 22, versículos 13 e 14:
"Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, o princípio
e o fim, o primeiro e o derradeiro. Bem-aventurados aqueles que lavam as suas
vestes no sangue do Cordeiro de Deus, para que tenham direito à árvore da vida,
e possam entrar na cidade pelas portas."
Jesus aplica a si mesmo esta expressão "alfa e ômega".
É aplicada a Ele. Evidentemente a expressão deve ter sentido limitado, muito
mais evidentemente do que quando aplicada ao Pai Eterno, como aconteceu no
capítulo 1, versículo 8. O Cristo é o alfa e o ômega, o princípio e o fim do
grande plano de salvação neste planeta Terra. Aí está a diferença.
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