Não, meus irmãos e amigos, o
Apocalipse realizará o objetivo para o qual foi dado a João, e seus servos
conhecerão por seu intermédio as coisas que brevemente devem acontecer e dizem
respeito à sua salvação eterna.
Mas vamos seguir agora focalizando a figura do
"anjo".
"O Cristo enviou e notificou o Apocalipse a João pelo seu
Anjo".
Que "Anjo" deveria, com
propriedade, chamar-se "Anjo do Cristo de Deus"?
Não podemos encontrar uma resposta a
esta pergunta sem a passagem do profeta Daniel. De fato, lá está no capítulo
10, versículo 21, um Anjo que, sem dúvida, era Gabriel. Tem também no livro
de Daniel, nos capítulos 9, 10 e 11, ao dar a conhecer algumas importantes verdades. Declarou:
"Ninguém há que se esforce comigo contra aqueles a não ser Miguel,
o vosso príncipe".
Agora podemos saber, facilmente, quem é Miguel: basta ver a Epístola de Judas Tadeu no versículo 9 (pois só tem um capítulo), onde chama-lhe Judas Tadeu, o Arcanjo. São Paulo nos diz que: "quando o Senhor descer do céu, os que morreram em Cristo Jesus ressuscitarem, será ouvida a voz do Arcanjo" - I Epístola aos Tessalonicenses, capítulo 4, versículo 16.
E que voz se ouvirá naquela espantosa
hora em que os mortos serão chamados à vida?
O próprio Senhor responde: "Não
vos maravilheis disto, porque a hora vem em que todos aqueles que estão nos
sepulcros ouvirão sua voz". Está no Evangelho de Jesus segundo João, capítulo 5,
versículo 28, sendo que o versículo anterior mostra que aquele a quem se
refere, cuja voz será então ouvida, é o Filho do Homem, isto é, Deus feito
Homem, Jesus, o Cristo.
É, portanto, a voz do Cristo que chamará os
"mortos" da sepultura. São Paulo declara que esta voz é a voz do
Arcanjo. São Judas Tadeu diz que o Arcanjo tem um nome Miguel (que significa:
"quem é como Deus") é a mesma personagem mencionada em Daniel,
referindo-se ambas ao Cristo.
Portanto, o que em Daniel se lê é que
as verdades que deviam ser reveladas a este profeta foram confiadas ao Cristo.
Reservadas, exclusivamente, a Ele e ao Anjo cujo nome era Gabriel. Idêntica a
missão de comunicar a Verdade ao profeta amado é a missão do Cristo no
Apocalipse.
E quem, nesta missão, poderá ser o seu Anjo senão aquele que esteve
empenhado com ele em missão anterior, ou seja, o próprio Anjo Gabriel?
Por um lado, este fato derrama luz
sobre algumas passagens deste Livro, por outro, parece serem feitos a propósito, que a mesma entidade enviada para transmitir mensagens ao profeta
amado da dispensação antiga, realizar idêntica missão, junto de quem corresponde
àquele profeta na dispensação cristã, no Velho e Novo Testamento.
Vamos, agora, falar da "bênção":
"Bem-aventurados aqueles que
leem e os que ouvem as palavras desta profecia."
Haverá alguma bênção tão direta e
formal pronunciada a favor da leitura e observância de qualquer outra passagem,
de qualquer outro trecho da Palavra de Deus?
Não é isto aqui extraordinário?
"Bem-aventurados
aqueles que leem e também aqueles que ouvem as palavras desta profecia, deste
Apocalipse, desta Revelação."
E alguém ainda poderá dizer que não
pode ser compreendido este Livro? Será uma bênção oferecida para o estudo de um
Livro que não lucraremos em estudar?
Pode-se afirmar, com mais insolência do
que piedade, que todos os períodos de decadência são assinalados por um aumento
de comentários ao Apocalipse, e que o estudo do Apocalipse ou encontra, ou deixa
uma pessoa doida? E, entretanto, Deus pronunciou Sua Bênção sobre eles e
cogitou da Sua aprovação sobre o atento estudo das suas maravilhosas páginas. É
pelo encorajamento de tal procedência. O Filho de Deus não se deixará abalar
por nenhum dos impotentes ataques dos homens.
Cada cumprimento de profecia traz
consigo correspondentes deveres, por isso mesmo no Apocalipse há coisas que
devem ser guardadas ou cumpridas. Há deveres práticos, cujo cumprimento se impõe
como resultado da realização profética.
Um notável exemplo do que acabo de
dizer está no capítulo 14, versículo 12, onde qualquer um pode ler: "Aqui estão
os que guardam os Mandamentos de Deus e a fé em Jesus". Mas, diz o Livro: "O tempo está
próximo". O que constitui outro motivo muito sério para
o estudo deste Livro. Torna-se cada vez mais importante, à medida que nos
aproximamos da grande consumação.
A importância de estudar o Apocalipse
aumenta à medida que o tempo decorre. Nele há coisas que brevemente irão
acontecer porque devem acontecer, já está escrito, ou como diria os árabes: "Maktub".
Já, quando João registrou a Palavra de
Deus e o testemunho do Cristo e de todas as coisas que viu, um longo período
dentro dos quais estas cenas sucessivas se deviam realizar, já estava próximo.
Se a proximidade constituiu, portanto, motivo para estudar o seu conteúdo, quanto mais agora, meus amigos, que já estamos na reta final, já estamos no
princípio do fim do ciclo, os trinta e três anos finais do ciclo neste
milênio. Cada século que passa, cada ano que termina, chama com mais urgência a
atenção para a parte final da Sagrada Escritura.
Qual será a razão de ser desta
saudação, realçada pela intensidade do apego ao presente que caracteriza os
nossos tempos e, até mesmo, o nosso País? Nunca, certamente, houve um período em
que uma poderosa influência oposta fosse
mais necessária.
O Apocalipse de Jesus,
devidamente estudado, apresenta uma
adequada influência corretiva. Oxalá, meus amigos e meus irmãos, todos os
cristãos pudessem, na mais ampla medida, receber a bênção prometida àqueles que
ouvem as palavras do Apocalipse, as palavras desta profecia e guardar as coisas
de Deus que estão nelas escritas, porque o tempo está próximo.
Meus amigos, meus irmãos, isto é feito
pela primeira vez na história do Brasil, e posso dizer e mesmo do Mundo, por que
o que há até aqui são Apocalipses católicos, protestantes, espiríticos,
judaicos, islâmicos, teosóficos, esotéricos, mas nós não podemos ficar presos
ao sectarismo de qualquer natureza por mais respeitáveis que sejam. Nós temos que dar o Apocalipse como Deus quer
(e Deus não é católico, nem protestante, nem espírita, nem comunista, nem
integralista, nem nazista e nem fascista). Deus está acima de todas as criações
dos seus filhos, por mais respeitáveis que sejam.
Ora, você abre um livro de um pastor protestante
sobre o Apocalipse, você vê toda a orientação protestante ou evangélica. Você
pega um livro de um padre sobre Apocalipse, e o vê todo católico apostólico
romano. Se pega um livro espírita, você vai ver um Apocalipse todo espírita. Não!
Nós vamos dar um Apocalipse neutro, um Apocalipse que existia antes de
existirem todas as religiões no Brasil. Então vamos explicar de cima para
baixo, dando um Apocalipse imparcial como deve ser dado àqueles que querem
estudar sem nenhuma arenga sectária. Isto é muito importante!
No Apocalipse estão os acontecimentos
que nos interessam até o fim deste ciclo. É o caso, portanto, de vocês
desligarem televisão, deixarem o cinema de lado, reuniões galantes, festas
carnavalescas e ouvir com atenção a MENSAGEM DO CRISTO DE DEUS, porque Ele já
está mandando os seus Estafetas no sentido de ir divulgar essa MENSAGEM pelo
mundo inteiro, porque ele anuncia a Sua volta.
Jesus, disse: EU VOLTAREI A VÓS,
NÃO VOS DEIXAREI ÓRFÃOS.
E aqueles Anjos disseram aos 500 galileus:
"Este que vês subindo aos céus nesta nuvem,
pois assim voltará da mesma forma o Cristo de Deus".
Temos que estar preparados para todas
estas coisas muito sérias. O que importa é que o Brasil seja salvo das coisas
espantosas que estão muito próximas de nós, que a nossa família esteja na mais
segura de todas as seguranças: a segurança de Deus, não a segurança dos homens,
porque nenhum homem tem segurança, nenhum país tem segurança se não estiver na
segurança do Cristo.
Vem muita coisa séria, vem muita coisa profunda, vem muita
coisa extraordinária e nós precisamos estar preparados.
O fato central desta época é este:
JESUS ESTÁ VOLTANDO!
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