mundo, então o mundo será feliz. Mas
não há um homem capaz de dominar o mundo! Só Jesus, ninguém mais! Então sim,
agora está certo, Jesus está de volta para conquistar o mundo pela força
infinita do seu AMOR. Então é a vitória da Religião do Novo Mandamento também
no mundo inteiro, ninguém perde por esperar! Ninguém perde por esperar!
Voltando, então, ao Apocalipse, vimos
que a cronologia dos acontecimentos do capítulo 10 é, ainda, confirmada pelo
fato de que aquele anjo era idêntico ao primeiro anjo do capítulo 14 do mesmo
Apocalipse. Então dizíamos que facilmente se veem os pontos de identidade entre
os dois:
primeiro - ambos têm uma mensagem
especial a proclamar;
segundo - ambos fazem a sua
proclamação com uma grande voz;
terceiro - ambos usam linguagem
semelhante referindo-se ao grande Criador como autor da terra e do céu, do mar
e do que neles há;
quarto - ambos proclamam o tempo: um
jurando que não haveria mais tempo; outro, proclamando que tinha chegado o
tempo do juízo de Deus.
Mas, a mensagem deste Apocalipse,
capítulo 14, versículo 6, é localizada aquém do começo do tempo do fim. É uma
proclamação da vinda, da hora do juízo de Deus, por isso deve aplicar-se à
última geração.
O Apóstolo São Paulo não pregou a vinda da hora do juízo;
Martinho Lutero e os seus auxiliares, também não pregaram. São Paulo falou de
um juízo vindouro em um futuro indefinido, Lutero localizava-o, pelo menos,
trezentos anos depois do seu tempo. Mas houve aí uma coincidência: trezentos
anos depois do seu tempo quem surgiu foi Allan Kardec com a Codificação do Espiritismo
(sobre isso falaremos depois). São Paulo adverte a Igreja contra qualquer que
pregasse que a "hora do juízo de Deus" tinha chegado antes de certo
tempo. Não esquecer que São Paulo escreveu há quase dois mil anos, e é contra
todas as imposturas em nome de Deus, contra qualquer falsificação do Evangelho
de Jesus; que é um só, não há dois em espírito e verdade à luz do Novo
Mandamento. Na II Epístola aos Tessalonicenses, exatamente no capítulo 2,
versículos 1 a 2, diz São Paulo:
"Orai irmãos
pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e pela nossa reunião com Ele, que não
vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por
espírito, quer por palavra, quer por epístola, como se procedesse de nós, como
se o dia do Cristo já estivesse perto."
Mais uma vez faço notar: São Paulo
escreveu isso a quase dois mil anos: Versículo 3: "Ninguém, de
maneira alguma, vos engane, porque não será assim sem que antes venha a
apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição." Não é interessante?
Aqui, São Paulo dirige os nossos olhos
para o "homem do pecado", "a ponta pequena": o PAPADO. E abarca com uma advertência todo o
período da sua supremacia. Continuou durante 1260 anos e terminou em 1798. Cessou,
portanto, em 1798 a restrição contra a proclamação de que o dia do Cristo
estava às portas.
Em 1798 começou o tempo
do fim e, então, foi tirado o selo daquele
"livrinho". Desde esse período, pois, o anjo do Apocalipse (capítulo
14) saiu proclamando que vinda, chegada, era a hora do juízo de Deus. E é,
também, desde esse tempo, que o anjo do capítulo 10 tomou sua posição na
"terra e no mar", e "jurou que não haveria mais tempo". Da
sua identidade não pode, agora, haver dúvida.
Todos os argumentos que servem para
localizar um, são igualmente válidos no caso de outro. Não necessitamos de
entrar aqui em qualquer argumento para mostrar que a presente geração está
testemunhando o cumprimento dessas duas profecias.
Quanto
à pregação do advento, o segundo advento de Jesus, naquele tempo de 1840
a 1844, na verdade começou seu
cumprimento pleno e pormenorizado. A posição deste anjo com "um pé sobre
o mar e o outro sobre a terra" sugere o amplo alcance da sua proclamação em terra e
mar. Se esta mensagem fosse destinada a um só país, teria sido suficiente que o
anjo tomasse a sua posição somente nesse país, mas ele tem um pé sobre o mar. De
onde podemos inferir que a sua mensagem devia atravessar o oceano e se estender
até às várias nações e divisões do orbe terrestre. E esta conclusão é
confirmada pelo fato de que a proclamação do advento, já referida, se estendeu a
cada estação missionária do mundo. Claro que teremos de voltar a falar, e
muito, sobre este assunto no capítulo 14 deste Apocalipse.
Vejamos agora neste capítulo 10, o
versículo 3:
"E clamou com
grande voz, como quando ruge o leão, e havendo clamado os sete trovões fizeram
soar as suas vozes."
Capítulo 10, versículo 4:
"E sendo
ouvidas dos sete trovões as suas vozes, eu já ia escrevê-las, quando ouvi uma
voz do céu que me dizia: sela o que os sete trovões falaram, mas não as
escreva, não."
"Sete
trovões".
Seria bom especular muito sobre "os sete trovões" na esperança de obter um conhecimento definido do que
eles disseram. Devemos respeitar as indicações dadas a São João a seu respeito,
deixá-las, é claro, onde ele as deixou: seladas, isto é, não escritas, por
conseguinte, desconhecidas para a humanidade.
Há, porém, uma conjectura acerca de tudo isso, que,
talvez, não seja impróprio falar aqui. Os "sete trovões" teriam dito à experiência dos que
aguardaram, antes do tempo, a segunda vinda de Jesus e se empenharam nesse
movimento de tal maneira, de corpo e alma, incluindo o seu profundo
desapontamento e provação amarga porque previram uma data errada.
Algo, evidentemente, foi revelado e
seria bom que a Igreja (quer dizer toda a Cristandade) não conhecesse. E se
Deus tivesse dado, com antecedência, um relato inspirado desse movimento da
espera do Cristo, teria sido, simplesmente, para malograr este movimento,
lamentando esse malogro. E, verdadeiramente, cremos ter sido, em todos os
pormenores, o cumprimento dos seus propósitos segundo a Sua santa vontade.
Por que, então, se mencionam os "sete trovões"? Segundo a conjectura já feita,
a conclusão seria que nós, tendo enfrentado em nossa história, súbitos,
misteriosos, imprevisíveis acontecimentos tão surpreendentes e estranhos como
trovões de um céu sem nuvens, não desesperássemos em completa perplexidade. Concluindo,
como sabemos que tudo está na ordem e providência de Deus desde que algo, dessa
natureza, foi selado e ocultado de todos os cristãos do mundo.
Realmente não podemos condenar todos
os que se anteciparam na propaganda da volta de Jesus. Por que, quem é que
não deseja que Jesus até resolva
abreviar a sua volta? Por que esperar mais? O mundo pode estar pior? Vocês acham que o mundo pode piorar, que a coisa pode ser pior do que
já está? Então é o caso de todos quererem a volta de Jesus. Quem é que não
gostaria que Jesus voltasse hoje, hoje mesmo? Assim, houve um movimento de
antecipação, de sofreguidão. Teve um lado bom e teve um lado mau, como nós
voltaremos a ver.
Capítulo 10, versículos 5 e 6:
"E o anjo que
eu vi estava em pé sobre o mar e sobre a terra, levantou a sua mão ao céu e
jurou por aquele que vive para todo o sempre, o qual criou o céu e o que nele há,
e a terra e o que nela há, e o mar e o que nele há: jurou que não haveria mais
tempo."
Qual o significado desta soleníssima
advertência? Não pode significar que com a mensagem deste anjo, o tempo, tal
como é computado neste mundo, em comparação com a eternidade, devia terminar, porque o
versículo seguinte fala dos dias da voz do sétimo anjo. E no capítulo 11,
versículos 15 a 19, damos alguns dos acontecimentos a ocorrer sob esta
trombeta que se realizam no estado presente, e não pode significar tempo de
provação, porque ele não cessa até que o Cristo termine a sua Obra como
Sacerdote, Sumo Sacerdote, o autêntico, o genuíno, o insubstituível, e não é
senão depois de o "sétimo anjo" ter começado a tocar. (Comparar Apocalipse,
capítulo 11, versículos 15 a 19, Apocalipse, capítulo 15, versículos 5 a 8).
Quer,
portanto, significar tempo profético porque não há outro a que possa
referir-se. Não haverá mais tempo profético. Não que o tempo nunca mais será
usado no sentido profético, porque os dias da voz do "sétimo anjo",
de que se fala logo a seguir, significam, sem dúvida, os anos do "sétimo
anjo". Mas que nenhum período profético se estenderá para além desta
mensagem. Terminarão ali os últimos períodos profetizados.
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