depois disto,
tendo-o feito participante da minha hospitalidade, fazendo-o portanto, meu
hóspede e meu amigo, Eu o presentearei com a pedra branca e na pedra um nome
inscrito o qual ninguém conhece senão
aquele que o recebe. Eu lhe darei o penhor da minha amizade sagrada,
inviolável, conhecida somente por mim". Sobre o "novo nome", diz Huxley: "Jacó
depois da sua vitória, ganhou o novo nome de Israel".
Queres saber qual será o teu novo
nome?
É simples, trate de vencer! Até então
a tua curiosidade será vã, depois terás um novo nome inscrito na pedra branca. "SÊ FIEL ATÉ
A MORTE E EU TE DAREI A COROA DA VIDA!"
Capítulo 2, versículos 18 a 29:
"E ao anjo da
Igreja de Tiátira, escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como
chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente, eu conheço as tuas
obras, e a tua caridade, o teu serviço e a tua fé, e a tua paciência e as tuas
últimas obras são maiores do que as primeiras. Mas tenho contra ti que toleras
Jezabel, mulher que se diz profetiza do alto, ensinar e enganar os meus servos
para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria. Dei-lhe tempo para
se arrepender da sua prostituição e não se arrependeu, eis que eu a porei
doente numa cama, e sobre aqueles que adulteram com ela virá grande tribulação
se não se arrependerem das suas obras más. Eu ferirei de morte os seus filhos e
todas as Igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações, e
darei a cada um de acordo com as suas obras. Mas eu vos digo a vós e aos
restantes que estão em Tiátira, a todos quantos não têm esta doutrina e não
conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga não vos
porei, mas o que tendes retende-o até que eu volte. E ao que vencer e guardar
até o fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, e com vara de
ferro as regerá, e serão quebradas como vaso de oleiro, como também recebi de
meu Pai, e lhe darei a estrela da manhã. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às Igrejas do Senhor."
Ora, se o período abrangido pela
Igreja de Pérgamo foi convenientemente localizado, terminando com o
estabelecimento do Papado em 538, a
divisão mais natural para a Igreja de Tiátira é a compreendida pelo exercício
deste poder, durante 1260 anos (são os 1260 anos da sua supremacia), portanto,
desde o ano 538 até 1798.
Tiátira significa "perfume, suave
de labor" ou "sacrifício de contrição". Este nome descreve bem o
estado da Igreja de Jesus durante longo período de triunfo e perseguição
(perseguição da "falsa religião", é claro). É a revivescência do
imperialismo romano, do cesarismo romano, este tempo de terrível tribulação
sobre a Igreja, como nunca houve igual, melhorou a condição religiosa dos
cristãos, daí o receberem por suas obras, caridade, serviço, fé, paciência, o
elogio Daquele cujos olhos são como chama de fogo. E as obras são de novo
mencionadas como dignas de duplo louvor: "e as últimas são mais do que as primeiras".
Houve um progresso na sua condição no
crescimento da graça celestial, um aumento em todos estes elementos de
Cristianismo. Vejam bem que esta Igreja é a única elogiada por um progresso em
coisas espirituais, mas, como na Igreja de Pérgamo, as circunstâncias
desfavoráveis não eram desculpas para falsas doutrinas na Igreja. Assim também
nesta, a quantidade de trabalho, caridade, serviço, fé ou paciência, não podem
compensar pecado igual. Então lhes é endereçada uma censura, por quê?
Porque toleram em seu meio Jezabel, a
mulher que se diz profetiza do Senhor. Assim, como na Igreja precedente,
Ântipas significava não um indivíduo mas uma classe de indivíduos, também,
indubitavelmente, Jezabel é aqui apresentada no mesmo sentido. A propósito,
qualquer um pode ver no Dicionário Bíblico de Watson, com referência ao
Apocalipse 2:20, o nome de Jezabel é usado proverbialmente, isto é, como um
símbolo.
William Miller, diz:
"Jezabel é
um nome figurado, aludindo à mulher
de Acabe, que, quando mandou matar os profetas do Senhor, levou o próprio
marido à idolatria e alimentou os profetas de Baal em sua própria mesa".
Não se podia usar uma figura mais
flagrante para representar as abominações romanas. (A propósito, claro que aos
estudiosos, se recomenda ler o I Livro dos Reis, capítulos 18, 19 e 21). Vê-se
pela história, bem como por este versículo, que a Igreja do Cristo tolerava que
alguns monges do cesarismo romano pregassem a falsa religião no meio dela.
Falar-se aqui de filhos, confirma a ideia de que se tem em vista uma seita e
seus seguidores, seus prosélitos. Os
castigos aqui, ameaçados contra esta mulher, estão em harmonia com as ameaças de
outras partes deste livro contra a falsa religião cristã.
Como é que ela é simbolizada? "Na
figura da mulher corrupta, mãe das prostituições e abominações do mundo".
Basta ver neste mesmo Apocalipse quando formos analisar os capítulos 17, 18 e
19.
A morte aqui ameaçada, sem dúvida, é a
segunda morte do fim do milênio do Apocalipse (capítulo 20): "quando for
dada a justa retribuição por aquele que sonda os rins e os corações dos homens
todos". E, além disso, a declaração: "e darei a cada um de acordo com
as suas obras", é uma prova de que a carta a essa Igreja se refere,
profeticamente, à recompensa ou castigo final de todos os responsáveis pela
deturpação do Evangelho, daí dizer: "e todas as Igrejas saberão".
Alguns têm procurado concluir desta
expressão que estas Igrejas não podem significar sete períodos sucessivos da
história eclesiástica, mas que tem de existir ao mesmo tempo. Aliás, não podiam
saber todas as Igrejas que o Cristo era o perscrutador de rins e corações ao
verem seu juízo sobre Jezabel e os seus filhos.
Mas quando é que todas as Igrejas
hão de saber tudo isso?
Quando esses filhos forem castigados com a morte, e
isto há de suceder na altura em que a segunda morte é infligida a todos os ímpios,
então, de fato, todas as
Igrejas ao presenciarem a aplicação do castigo, conhecerão que
não há nada secreto, não há pensamento mau oculto no coração que se tenha
furtado ao conhecimento do Cristo, aquele que, com os olhos como chama de fogo, sonda os rins e corações, isto é, vai até a profundidade da alma.
O que significa, então, "outra carga não
vos porei"?
Está claro! É aqui prometido à Igreja
um alívio da carga que durante tanto tempo suportou o peso da opressão do cesarismo
romano. Não pode aplicar-se à recepção de novas verdades, porque a verdade não
é uma carga para nenhum ser responsável, mas os
dias de tribulação que haviam de vir sobre a Igreja seriam abreviados
por causa dos escolhidos. O próprio Jesus fala assim no seu Evangelho segundo
São Mateus, capítulo 24, versículo 22. Então serão ajudados, diz o profeta, com
um pequeno socorro (livro de Daniel, capítulo
11, versículo 34), e aqui
no Apocalipse, capítulo 12, versículo 16, como vamos ver mais adiante:
"e
a terra ajudou a mulher".
Isto é muito importante!
Mas, ainda, esta advertência: "retende-o
até que eu volte".
É o próprio Jesus falando que vai
voltar. Estas palavras do Filho de Deus apresentam uma vinda incondicional,
isto é, sem condições. Para as Igrejas
de Éfeso e Pérgamo estas vindas eram ameaçadas sob condições: "arrepende-te,
senão em breve eu virei a ti, etc.", implicando o quê? Uma visitação de castigo. Mas aqui é apresentada uma vinda de natureza
completamente diversa. Não é uma ameaça de castigo, não está dependente de
condições. É proposta ao crente ou cristão como objeto de esperança, que não se
pode referir a outro acontecimento senão a segunda vinda de Jesus, isto é, a
sua volta em glória, porque hão cessar as provações de todos os cristãos que
realmente amam o seu Chefe.
E seus esforços para alcançar a vida e
sua luta por uma coroa de justiça, realmente, hão de ser todos recompensados com
o sucesso eterno. Mas, infelizmente, os homens dão valor a tudo aquilo que não
tem valor. É sempre assim, para eles Jesus, Evangelho, Apocalipse, não têm
valor nenhum. Tem é piada, deboche, é mini saia, é "cabeludismo" e
outras bobagens. E o que tem realmente valor eles não entendem que tenha valor.
Que se há de fazer? A imprensa está cheia desses debiloides. rádio e televisão
também estão superlotados de debiloides, dão valor a tudo que não tem valor, e o
que vem de Deus eles não querem receber. Não vão dizer que até não os magoei
para avisá-los. Meninos, não é nada disso! Podem ficar zangadinhos agora, mas
do lado de lá vão dizer: - Não, Zarur foi legal, ele deu o recado, até nós
caímos em cima dele com aqueles deboches todos. Mas que ele deu o recado, deu.
Ele nos avisou. Porque quem avisa amigo é. Eu sei o que vem lá, não vão dizer
que eu não avisei, não é? Vivo aborrecendo,
contrariando, não é?
Pois é, isto é muito sério!
Pois é, isto é muito sério!
Esta Igreja aqui nos leva ao tempo em
que começam a cumprirem-se os mais imediatos
sinais de Sua volta iminente, e Jesus não sabe mentir,
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