domingo, 14 de julho de 2019



Mandamento. O antigo povo de Deus foi aquele que aceitou o Decálogo, o moderno Povo de Deus é o que aceitou o Novo Mandamento daquele que deu o Decálogo.

Para que Decálogo? Para que Ciência? Para que Filosofia? Para que sabedoria? Para que Religião? Evidentemente para que todos sejam bons e se ajudem uns aos outros, e se amparem uns aos outros, do contrário tudo seria inútil. É, portanto, no Novo Mandamento de Jesus que vamos encontrar as soluções para todos os problemas da Humanidade.

O grande defeito encontrado na Igreja de Sardo é "que tem o nome de que vive e, entretanto está morto". Uma elevada posição, sobre o ponto de vista mundano, ocupou a igreja nominal durante esse período. Amigos, vamos olhar para os seus títulos altissonantes, para a sua tentação pelo mundo.

Mas, também, depressa aumentaram o orgulho e a popularidade, até que a espiritualidade ficou completamente destruída, obliterada a linha de distinção entre a igreja e o mundo, a ponto de esses diferentes corpos populares serem igrejas do Cristo apenas de nome, apenas de fachada.

Esta igreja devia ouvir a proclamação da doutrina do segundo advento, como vemos pelo versículo 3: "se não vigiares Eu virei sobre ti como vem um ladrão". Isto supõe que a doutrina do advento devia ser proclamada e ser imposto à igreja o dever de vigiar, isto é, manter sua fidelidade ao Cristo de Deus.

A vinda de que se fala é incondicional, só o modo como se realizará, para Ele, é que é condicional. Sua invigilância não impedirá a vinda do Senhor, mas, vigiando, pode evitar ser surpreendido como por um ladrão, daí a imagem ser perfeita. Só para os que se encontrarem nesta condição é que o Dia do Senhor virá sem ser esperado, virá imprevistamente.

Então, diz São Paulo, na advertência na I Epístola aos Tessalonicenses, capítulo 5, versículo 4: "Vós irmãos já não estais mais em trevas para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão".

"Ainda uns poucos de nomes em Sardo":  

O que significa esta expressão? Esta linguagem representa um período de incomparável mundanismo dentro da igreja. Mas, mesmo neste estado de coisas,  há alguns cujas vestes não estão contaminadas, alguns que se libertaram da influência e do contágio.

O Apóstolo Tiago, diz: "A Religião pura e imaculada diante de Deus, nosso Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo". Não é possível misturar religião com "mafuá", religião com circo de cavalinhos, religião com iê-iê-iê, está na Epístola de Tiago, a Epístola chamada Universal, capítulo 1, versículo 27.

"Comigo andarão de branco".

O que é que significa esta expressão: "Comigo andarão de vestes brancas"? Evidentemente Jesus não abandona seu povo em qualquer lugar, ainda que seja pequeno o seu número. 

Cristão isolado que não se pode comunicar com ninguém que professe a mesma fé, a ele parece que as hostes dos infiéis podem tragá-lo, mas não passa despercebido, nem esquecido de Jesus, seu divino Mestre e Senhor.

Também te digo, Legionário irmão, em qualquer ponto desse Brasil predestinado, a multidão dos ímpios que te cerca não pode ser tão grande que te cubra da vista de Deus, e, se não te deixares contaminar pelo medo ou pelo mal que te rodeia, Sua promessa se cumprirá também em ti: serás vestido de branco, com as vestes brancas do vencedor, e andarás com Jesus em Sua glória (como está no Apocalipse, capítulo 7, versículo 17: "porque o Cordeiro que está no meio do trono vos apascentará e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida, e Deus limpará dos seus olhos todas as lágrimas"). Isto é muito bonito!

É que às vezes parece que estamos desprezados, abandonados, desamparados pelo próprio Deus e, entretanto, jamais isto aconteceu nem poderá acontecer, nunca, jamais! Deus está permanentemente perto de nós, mais do que isto: ESTÁ DENTRO DE NÓS! 

Agora, que Ele nos experimenta, isto é verdade, Ele nos experimenta! Quer ver até onde vai o grau da nossa fé, porque a fé é a substância das coisas desejadas, é a substância das coisas ainda invisíveis para a maioria que não tem fé.

E estas "vestes brancas"?  

Ser vestido de vestes brancas é explicado noutras passagens da Bíblia como um símbolo de mudar a iniquidade em justiça, o mal no bem, a maldade na bondade, basta ver o livro do profeta Zacarias, no Velho Testamento da Bíblia, capítulo 3, versículos 4 e 5: "Tirai-vos estas vestes que estão sujas". Isto é muito importante!

Por que estão sujas?  

O que explica na linguagem que se segue: 

"eis que tenho feito que passe de ti a tua sujeira, a tua iniquidade".

O linho fino, que as vestes brancas representam, são os atos de justiça dos santos de Deus (isto, também, nós vamos ver neste mesmo Apocalipse no capítulo 19). O linho fino, linho finíssimo, as vestes brancas, são os atos de bondade de cada um de nós. Quando você dá um donativo, quando você se lembra de alguém que sofre, quando você dá uma palavra de amor até para o seu inimigo, você está praticando um ato de justiça para merecer o linho fino, as vestes brancas que Deus reserva para aqueles que O amam.

E o "Livro da Vida"?  

Eis aqui um assunto de interesse arrebatador, representando como um vasto  e pesado  volume em que estão registrados os nomes de todos os candidatos à vida eterna. 

E haverá perigo, depois de os nossos nomes terem entrado nesse diário celeste, de poderem ser riscados depois?

- Sim, infelizmente, sim! Caso contrário nunca teria sido feita esta advertência pelo próprio Jesus.   O  próprio São Paulo  temia  poder ficar reprovado (pegue a I Epístola aos Coríntios, capítulo 9, versículo 27). O próprio São Paulo, com toda a sua elevação moral, temia ser riscado. Só sendo, por fim, vencedores, é que os nossos nomes poderão ser retidos no Livro da Vida. Mas, infelizmente, nem todos querem vencer, então seus nomes serão riscados.  

E se faz referência a um tempo determinado, no futuro, para esta obra:

"De maneira alguma riscarei os nomes dos vencedores", diz o Cristo, no futuro. O que equivale a subentender que, no mesmo tempo, riscará os nomes daqueles que não venceram.

Não se tratará do tempo mencionado por São Pedro no livro dos Atos dos Apóstolos, capítulo 3, versículo 19? "Arrependei-vos, disse o grande pescador, convertei-vos ao Senhor Deus, para que sejam apagados os vossos pecados, as vossas maldades, e venham, assim, os tempos de refrigério pela presença do Senhor".

Dizer ao vencedor que o seu nome não será riscado do Livro da Vida, é o mesmo que dizer que os seus pecados hão de ser apagados do livro onde estão registrados, para não serem mais recordados contra ele. Quem diz isto aqui? São Paulo na Epístola aos Hebreus, capítulo 8, versículo 12, para quem quiser verificar. Fala-se aí de quando vierem "os tempos de refrigério pela presença do Senhor", e, segundo outra expressão do próprio São Pedro, devemos acrescentar que, quando a Estrela da Alva aparecer em nossos corações, e a Estrela da Manhã for dada à Cristandade, logo antes que a vinda do Senhor Jesus iniciar aquele dia glorioso. (Basta reler a II Epístola de São Pedro, capítulo 1, versículo 19 e conferir com o Apocalipse, capítulo 2, versículo 28).

Quando chegar esta hora de decisão, que não pode estar num futuro muito distante, é lógico, o que é que vai acontecer conosco? Irmão, o que é que vai acontecer contigo? Serão apagados os teus erros? Seu nome será conservado no Livro da Vida ou será seu nome riscado desse Livro Divino? E ficarão lá os teus pecados com seu terrível registro contra a tua salvação?

"Confessarei teu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos".

Como Jesus é bom! O Cristo ensinou que conforme os homens O confessarem  ou negarem, é claro, O desprezarem ou honrarem neste mundo,  assim   serão confessados ou negados por Ele diante do Pai que



Nenhum comentário:

Postar um comentário

APOCALIPSE DE JESUS SEGUNDO SÃO JOÃO Em espírito e verdade à luz do Novo Mandamento de Jesus pelo método histórico-profético ALZ...