segunda-feira, 15 de julho de 2019


E foi morto e reviveu e venceu a morte, e também nos ensinou a vencer a morte. Os que fossem chamados a selar com sangue o seu testemunho, deviam lembrar de que repousavam sobre eles os olhos de alguém que partilhou a mesma sorte, mas triunfou sobre a morte, e podia fazê-los sair das suas sepulturas de mártires e fundar o verdadeiro Cristianismo (porque há o cristianismo dos sacerdotes e há o Cristianismo do Cristo). O meu é este, não tem nada com os sacerdotes de nenhuma religião. Eu quero o Cristianismo do Cristo, não administrado por homens de espécie alguma, porque onde o homem bota a mão emporcalha tudo.

Infelizmente é assim, por isso na Religião do Novo Mandamento não há administrador, não há tesoureiro nem fiéis de tesoureiro, não há nada! Graças a Deus que não há nada! É só Jesus com o Pai e o Espírito Santo - esta é a Direção Universal da Religião Cósmica do Novo Mandamento.

"Pobreza e riqueza" - viram que coisa bonita, aqui? Coisa extraordinária neste versículo 9, "Eu sei as tuas obras, tribulação e pobreza, mas tu és rico". Isto é muito grande!

"Sei da tua pobreza, mas tu és rico". 

Isto parece, a primeira vista, um paradoxo estranho. Mas, quem são os verdadeiros ricos deste mundo?  Os que são ricos de fé, herdeiros do Reino de Deus, porque a riqueza deste mundo pela qual os homens se destroem tantas vezes, trocam a felicidade presente pela vida eterna futura. Esta riqueza é moeda que não circula no céu, ninguém conhece esta moeda lá, nem cruzeiro velho nem cruzeiro novo, nem centavo novo, nem franco, nem dólar, nem libra esterlina, nem peso, nem peseta, não há nada... nem rublo. Estas moedas não existem lá em cima. Tudo isso é criação do homem e vai morrer com o homem, graças a Deus!

A riqueza deste mundo..., e, entretanto, por causa dela há guerras no Oriente Médio, há guerras no Vietnã, há guerras na Coréia, há guerrilhas na América Latina (meu Pai do céu!), tudo isto é atrás de dinheiro, dinheiro é que dá poder. E atrás do poder, e atrás do dinheiro, é todo mundo a se digladiar, a se estourar, a se arrebentar. É a entronização do bezerro de ouro como nos tempos de Moisés, e a história se repete. Mas, como observa Jesus, há muitos ricos pobres e muitos pobres ricos. Coitados dos ricos pobres e bem aventurados os pobres que são ricos! Ricos de saúde, de paz interior, ricos da eterna glória de Deus!

"Esses que se dizem judeus e não são" - outros versículos importantes: "porque são da sinagoga de Satanás". São as almas que se vendem ao bezerro de ouro. É evidente que o termo, aqui, judeu ou hebreu, não é empregado no sentido literal, deve compreender-se à luz do Evangelho. A linguagem de São Paulo também esclarece este ponto na Epístola aos Romanos, capítulo 2, ele diz, nos versículos 28 e 29: "porque não é judeu ou hebreu o que é apenas exteriormente, nem é circuncisão aquela que o é apenas exteriormente, isto é, na carne, mas é judeu aquele que é no interior, circuncisão aquela que é no espírito, no coração, na alma. Não na letra, não na exterioridade, não na hipocrisia que é o fermento dos fariseus, cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus", diz o Apóstolo.

E noutro lugar, na mesma Epístola aos Romanos, capítulo 9, versículos 6 e 7: 

"porque nem todos aqueles que são de Israel são israelitas, nem por serem descendência de Abraão, são todos filhos"

E aos Gálatas, capítulo 3,  versículos 28 e 29, São Paulo diz ainda:   

"que em Cristo Jesus não há distinção exterior entre judeu e grego, mas se formos do Cristo então seremos descendência de Abraão no verdadeiro sentido, herdeiros segundo a promessa divina". 

Dizer, como alguns, que o nome hebreu ou judeu nunca é aplicado a Cristo, é contradizer as declarações inspiradas de São Paulo e o testemunho fiel e verdadeira testemunha que é Jesus dando este recado à Igreja de Esmirna. Alguns, hipocritamente, pretendem ser judeu neste sentido cristão, quando nada possuíam do respectivo caráter. Esses tais eram realmente da sinagoga de Satanás.

E, afinal, o que é esta tribulação de 10 dias? Como devemos entender?

Como esta mensagem é profética o tempo mencionado nela deve ser, também,  considerado profético, representando dez anos, não dez dias. Basta ver Ezequiel, capítulo 4, versículo 6, no Velho Testamento da Bíblia. Em profecia um dia é um ano. E há um fato notável que a última e mais sangrenta das dez perseguições contra a Igreja autêntica do Cristo durou, justamente, dez anos (de 303 a 313). Seria difícil compreender esta linguagem supondo que estas mensagens não fossem proféticas, porque neste caso apenas podiam ser significados dez dias literais, e não é provável que uma perseguição de dez dias ou de uma única igreja particular venha constituir assunto de profecia. E afinal, menção nenhuma de um caso de tão restrita perseguição se pode encontrar em qualquer livro sagrado. Por outro lado, compreendendo esta perseguição com algumas das notáveis perseguições daquele período, a que propósito viria considerá-la como referindo-se a uma igreja só? Todas as igrejas sofreram nela. A que propósito viria, portanto, destacar uma com a exclusão das restantes, como única envolvida em tal gravidade? Está claro como água cristalina.

Mas é fascinante o estudo do Apocalipse, o livro que nos fala da volta de Jesus! É um recado a cada Legionário. Quem se inscreveu Legionário assumiu um compromisso com Jesus, é um soldado de Jesus, é um Legionário de Jesus. Vai ser para ele, para cada um desses Legionários, este versículo: "SÊ FIEL ATÉ A MORTE E EU TE DAREI A COROA DA VIDA".

Capítulo 2 - versículos 10 a 17:

O Brasil, queiram ou não os representantes da treva, será colocado pelo poder de Deus na vanguarda do Mundo. 

"Sê fiel até a morte e eu te darei a coroa da vida" - baseados neste versículo, pretendem alguns defender o estado consciente  na morte, mas esta opinião  carece  de apoio,  porque não se afirma, nesta passagem, que a coroa da vida seja concedida logo depois da morte. Devemos por isso procurar noutras passagens bíblicas, principalmente neste Apocalipse, quando será dada a coroa da vida. Ora, essas passagens nos dão informações satisfatória. O Apóstolo São Paulo declara que essa coroa há de ser dada no dia da volta do Cristo, no dia em que Ele aparecer (basta ler a II Epístola a Timóteo, capítulo 4, versículo 8).  Ainda, diz ele: " Será dada ante a última trombeta" (I Epístola aos Coríntios, capítulo 15, versículos 51 a 54). "Será dada quando o Senhor descer do céu", I aos Tessalonicenses, capítulo 4, versículos 16 e 17.  "Será dada quando aparecer o supremo Pastor", diz São Pedro na sua I Epístola, capítulo 5, versículo 4. "Será dada na ressurreição dos justos", diz o próprio Jesus no Evangelho segundo São Lucas, capítulo 14, versículo 14. "E quando voltar a fim de levar os seus para a morada que lhes foi preparar, para que estejam com Ele para sempre" - Evangelho segundo São João, capítulo 14, versículo 3.

"Sê fiel até a morte"

Depois de ter sido assim fiel, quando chegar o tempo de serem recompensados os justos, os santos de Deus, então receberás a coroa da vida. Os santos, segundo as Sagradas Escrituras, são todos os cristãos que, pela obediência à Palavra de Deus, foram santificados em Cristo Jesus por quem, também, serão salvos, caso tenham permanecido nesse estado até o fim.

Eis como se exprimia São Paulo ao se dirigir às Igrejas: "à Igreja de Deus que está em Corinto", "aos santificados em Cristo Jesus, chamados os santos, com aqueles que em todo lugar invocam o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e Senhor nosso" (I Epístola aos Coríntios, capítulo 1, versículo 2). "Aos santos irmãos fiéis em Cristo Jesus que estão em Colossos" (aos Colossenses, capítulo 1, versículo 2). E tudo isso se confirma na Epístola aos Romanos, capítulo 1, versículo 7, na II aos Coríntios, capítulo 1, versículo 1, aos Efésios, capítulo 1, versículo 1. Isto é muito importante! É aquele extraordinário Saulo de Tarso transformado no grande Apóstolo dos gentios.

E "a recompensa ao vencedor"? "Não receberão dom da segunda morte". 

É a linguagem usada, aqui, pelo próprio Jesus como que firmando o seu comentário quando ensinou aos discípulos: "Não temais aqueles que matam  o  corpo  e,  depois disto,  nada  mais  podem  fazer,  porque  não podem matar a alma. Temei, antes, àquele que pode fazer perecer na geena tanto a alma quanto o corpo" (está no Evangelho segundo São Mateus, capítulo 10, versículo 28). Isto é muito importante! Ora, os habitantes de Esmirna, os esmirnenses, podiam ser condenados à morte aqui na terra mas a vida futura que lhes havia de ser dada não a podiam tirar os homens. Nem Deus permitiria tal coisa. É por isso que não deviam temer os que pudessem matar o corpo. Nada temas das coisas que hás de padecer, porque a sua existência eterna já estava assegurada.

A palavra "Esmirna" significa mirra. Denominação apropriada da Igreja de Deus   ao   passar  pela    fornalha    ardente    da    perseguição    romana,



Nenhum comentário:

Postar um comentário

APOCALIPSE DE JESUS SEGUNDO SÃO JOÃO Em espírito e verdade à luz do Novo Mandamento de Jesus pelo método histórico-profético ALZ...