APOCALIPSE
DE JESUS SEGUNDO SÃO JOÃO
Em
espírito e verdade à luz
do
Novo Mandamento de Jesus
pelo
método histórico-profético
ALZIRO
ZARUR
1967
Meus amigos e meus irmãos, Deus está
presente! Viva Jesus em nossos corações para sempre!
JESUS ESTÁ VOLTANDO!
E esta verdade vem do Apocalipse, e, conforme nós
prometemos, vamos dar, hoje, a interpretação do Livro das Profecias Finais. Pois
bem, um livro chamado APOCALIPSE começa com um anúncio do seu título e com uma
bênção dirigida aos que prestarem diligente atenção às suas solenes palavras
proféticas.
Vamos comentar poucos versículos para que se aproveite bem
a interpretação.
Capítulo 1, versículos 1 a 3:
"Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe
deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer e
pelo seu anjo as enviou e as notificou a João seu servo, o qual testificou a
palavra de Deus e do testemunho de Jesus Cristo e de tudo o que tem visto. Bem-aventurados
são aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras desta profecia e guardam
as coisas que estão escritas nela, porque o tempo está próximo."
Agora vamos ao título:
Por que Apocalipse de João?
Em geral os tradutores da Bíblia têm dado a este Livro o
título de Apocalipse do apóstolo São João, entretanto. o próprio título
contradiz as primeiras palavras do Livro.
Aqui está escrito no versículo 1 do primeiro capítulo:
"Revelação de Jesus, o Cristo."
Jesus é o Revelador, não é João. João é apenas o
instrumento usado pelo Cristo para escrever esta Revelação em benefício da sua
Igreja. Também não é uma Igreja particular, é a Cristandade toda (são todos os
filhos de Deus que se converteram ao Cristianismo do Cristo, não o dos homens).
Não há dúvida de que o Discípulo amado, João, aqui mencionado, é o autor do
quarto Evangelho, ele que foi o preferido de Jesus entre os doze apóstolos. Era o Evangelista e Apóstolo o autor
do Evangelho e das Epístolas, que também têm o seu nome (são três Epístolas).
Eu iria além dizendo que João herdou o
seu dom profético de Daniel. Mas herdou? Evidentemente, não! Porque João era a
reencarnação de Daniel. Aos seus títulos anteriores acresce agora o de Profeta,
porque o Apocalipse é uma extraordinária Profecia. Mas o assunto deste Livro
remonta à origem ainda muito mais elevada. Não é apenas a Revelação de JESUS, O
CRISTO, mas a REVELAÇÃO QUE DEUS LHE DEU.
A Revelação que Deus deu a Jesus procede,
portanto, em primeiro lugar, do grande manancial de toda Sabedoria e Verdade que
é DEUS, o PAI - o PAI ETERNO, o CRIADOR, foi comunicada a Jesus, o Filho, o
Cristo, que a enviou e notificou por seus anjos ao seu servo João, o discípulo
amado.
O caráter do Livro encontra-se
expresso na palavra "Revelação". Uma revelação é alguma coisa tornada
conhecida claramente, alguma coisa revelada e não alguma coisa encoberta ou
oculta. Moisés, no Deuteronômio, capítulo 29, versículo 29, diz que:
"As
coisas encobertas são para o Senhor Nosso Deus, porém as reveladas são para nós
e para nossos filhos para sempre."
O próprio título do Livro constitui,
portanto, refutação suficiente da opinião popular de que este livro se encontra
entre os "mistérios ocultos de Deus". E há quem diga que este livro é
impenetrável, não pode ser penetrado ou compreendido. Ora, se tal fosse o caso,
deveria ter o título de "Mistério", ou "Livro Oculto", não
o de REVELAÇÃO. Veja quem tem olhos de ver, ouça quem tem ouvidos de ouvir!
Qual é o objetivo do APOCALIPSE DE
JESUS segundo São João?
Aqui está escrito:
"Para mostrar
aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer". "Que
brevemente devem acontecer aos seus servos".
Quem são os servos? Haverá alguma
restrição? Em benefício de quem este APOCALIPSE foi dado? Foi dado a algumas
pessoas em particular? Há alguma igreja particular privilegiada em algum
período de tempo especial?
Não! Mas a toda Igreja, em todo tempo, enquanto
alguns dos acontecimentos previstos estiverem ainda por se cumprir. A
Revelação, à luz do Novo Mandamento, é para toda a Cristandade, todas as criaturas de Deus. A Revelação é para todos os que podem
reclamar o título de "seus servos" onde e quando quer que vivam na
Terra.
Mas esta linguagem nos leva de novo a opinião comum de que o Apocalipse
não pode ser compreendido. Deus diz que ele foi dado para mostrar alguma coisa
aos seus servos, e, apesar disso, muitos expositores da Sua Palavra dizem que
não mostra nada, porque ninguém o pode compreender, como se Deus pretendesse
tornar conhecidas aos homens algumas importantes verdades e caísse na estupidez
de revesti-la de linguagem ou figuras que impossibilitassem
a mente humana de compreendê-las. Então Deus seria
menos inteligente do que qualquer homem pouco inteligente. Como se mandasse
alguma pessoa olhar para um objeto distante e levantasse barreira impenetrável
entre esta pessoa e o objeto em causa. É como se quisesse dar aos seus servos
uma luz para espiar através das trevas da noite e cobrisse essa luz com um pano, tão opaco e espesso, que nem sequer um raio de seu brilho pudesse penetrar
através das malhas escurecedoras.
Santo Deus! Como O desonram aqueles
que assim zombam da Sua própria Palavra!
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