terça-feira, 10 de março de 2015

PROGRAMA 18

  PROGRAMA 18
    Meus amigos e meus irmãos,
    DEUS ESTÁ PRESENTE!
    VIVA JESUS EM NOSSOS CORAÇÕES PARA SEMPRE!
    O XI CONGRESSO DOS HOMENS E MULHERES DA BOA VONTADE DE DEUS foi realmente o mais expressivo, o mais penetrante, porque já trouxe a todos os Legionários do Brasil a revelação do Apocalipse. E provaram estar integrados na grande mensagem do CRISTO DE DEUS através de João. Todos estes irmãos levaram a mensagem do Apocalipse e, certamente, saberão transmiti-la a todos aqueles que integram os Núcleos e Postos da LBV, todos ativos, todos produzindo, todos fazendo caridade, mas sobretudo pregando o Evangelho e agora o Apocalipse de JESUS à luz do Novo Mandamento.
     E agora, amigos, conforme ontem foi prometido neste programa, vamos dar prosseguimento ao 5º capítulo do Apocalipse de JESUS, segundo São João, versículos 11 a 14. Estamos dando assim pouquinhos versículos para não tumultuar, para que ninguém se deslumbre, porque este é um Livro difícil de interpretar.
     E OLHEI E OUVI A VOZ DE MUITOS ANJOS AO REDOR DO TRONO, E DOS SERES VIVOS E DOS ANCIÃOS, E ERA O NÚMERO DELES MILHÕES DE MILHÕES E MILHARES DE MILHARES, COM GRANDE VOZ DIZIAM: DIGNO É O CORDEIRO QUE FOI MORTO DE RECEBER O PODER, E RIQUEZA, E SABEDORIA, E FORÇA, E HONRA, E GLÓRIA, E AÇÃO DE GRAÇAS.
     Meus amigos e meus irmãos, como descrever o Santuário Celestial?
     Que fraco conceito formamos nós da magnitude e glória do Templo Celestial.
     Foi nesse Templo que foi introduzido São João, no começo do capítulo 4, pela porta que estava aberta no céu. Tenha-se presente que, para o mesmo Templo, está ele olhando nos versículos 11 e 12. E agora, contempla as Hostes Celestes:
    
    Primeiro: Em redor do trono estão os seres representados pelas quatro criaturas vivas (na má tradução, quatro animais).
   Segundo: Em seguida vem os vinte e quatro anciãos.
   Terceiro: São João vê rodeado nesse conjunto de uma multidão de anjos celestes.
   Quantos são os anjos celestes desta multidão? Quantos nós poderíamos supor que se poderiam conter no Templo Celestial? Milhões de milhões ou, segundo o texto original grego, dez mil vezes dez mil. É a exclamação do vidente da Ilha de Patmos. Ora, só na expressão grega dez mil vezes dez mil, temos aí cem milhões. E em seguida, como se nenhuma expressão numérica fosse adequada para abranger a multidão incontável, ele acrescenta: "E ainda milhares de milhares". São os que vieram desde a criação da Terra. Bem podia o Apóstolo São Paulo se referir a eles na Epístola aos Hebreus, capítulo 12, versículo 22, como aos "muitos milhares de anjos do Senhor", e estavam no Santuário Celestial. Tal foi a multidão que São João viu reunida no lugar onde se centraliza o Culto do Universo, de onde se está contemplando o maravilhoso plano da redenção humana, finalmente completado depois de tantos milênios de sofrimento, de sangue, suor e lágrimas. Ora, o objeto central desta inumerável e santa multidão é o CORDEIRO DE DEUS, é JESUS. E o ato central da Sua vida que motivou tanta admiração era a infusão do Seu sangue para a salvação do homem caído. Eis porque todas as vozes se uniam em louvor que então irrompeu de toda aquela Hoste Angélica: DIGNO É O CORDEIRO, QUE FOI MORTO, DE RECEBER O PODER, A RIQUEZA, E SABEDORIA, E FORÇA E HONRA, E GLÓRIA, E AÇÃO DE GRAÇAS. Apropriada Assembleia para semelhante lugar; adequado cântico de adoração ÀQUELE que, pelo derramamento do seu sangue se fez resgate de muitos e como o nosso grande Sumo Sacerdote.  E diz São Paulo: "Ainda apresenta Seus méritos no Santuário Celeste a nosso favor". E, ali, perante tão augusta Assembleia hão de, em breve, os nossos espíritos comparecer também para a revista final. Quem nos habilitará para o Divino exame? Quem nos habilitará para ressuscitarmos em CRISTO JESUS, para estarmos com a imaculada multidão celestial?  Infinito mérito do sangue de CRISTO JESUS, que nos pode limpar de todos os nossos pecados. Infinita Graça de DEUS que nos pode preparar para enfrentar a glória e nos dar ousadia para permanecer na Sua presença, com júbilo indescritível. Você gostaria de estar com ELE nesta multidão, nesses dez mil vezes dez mil, como está no original grego do Apocalipse? Então você tem de escolher, desde já, entre o Bem e o Mal, entre o CRISTO e o Anti-Cristo. Esta é nossa escolha. Tudo depende do nosso Livre-arbítrio. É uma escolha bem distinta. 

  E OUVI QUE TODA CRIATURA QUE ESTÁ NO CÉU, NA TERRA E DEBAIXO DA TERRA, E QUE ESTÃO NO MAR, E TODAS AS COISAS QUE NELES HÁ, DIZENDO: AO QUE ESTÁ SENTADO SOBRE O TRONO E AO CORDEIRO DE DEUS SEJAM 
DADAS AÇÃO DE GRAÇAS E HONRA,  E PODER, PARA TODO O SEMPRE. OS QUATRO SERES VIVOS DIZIAM: AMÉM. E OS VINTE E QUATRO ANCIÃOS SE PROSTRARAM E ADORARAM ÀQUELE QUE VIVE PARA TODO O SEMPRE. 
    Eis aqui, meus amigos e meus irmãos Legionários, o Universo purificado. Neste versículo 13, temos o exemplo de um caso muito frequente na Bíblia Sagrada: uma declaração colocada fora da sua ordem cronológica, para seguir até o fim alguma prévia afirmação ou alusão. Neste caso se antecipa o tempo desde que termina a redenção. No versículo 10 se diz acerca das quatro criaturas vivas, como também dos 24 anciãos que reinarão sobre a terra. Agora a mente do Profeta é levada para esse tempo apresentando o maior ato da intervenção do CRISTO em favor do homem, o derramamento do seu sangue, nada mais natural do que estender a missão por um momento, até o tempo em que se consumará a grande obra então inaugurada, completado o número dos remidos, liberto o mundo dos pecados e dos pecadores, elevando-se então um cântico de adoração universal a DEUS e ao seu Santuário. É inútil tentar aplicar tudo isto à Igreja no seu estado presente, como faz a maioria dos comentadores do Apocalipse. Como também a algum tempo no passado, desde que o pecado entrou no mundo ou desde que Satanás caiu da sua alta posição como Anjo de Luz no Céu, segundo a alegoria do Livro Sagrado. Com efeito,  no tempo de que São João fala, toda criatura na terra e no céu, sem exceção, eleva sua antífona em louvor a DEUS. Mas para falar apenas deste mundo, desde a queda e maldições em vez de bênçãos, se têm erguido, da grande maioria da nossa raça apóstata, contra DEUS e contra o seu Trono. E assim será enquanto o pecado reinar como agora, é o que nos diz a Bíblia Sagrada. Não encontramos, portanto, lugar para esta cena que São João descreve a não ser que avancemos, segundo a posição tomada, até o tempo em que esteja completo todo o plano da redenção, até que os santos tenham tomado posse do seu reino prometido sobre a terra, o qual é antevisto pelas criaturas vivas e pelos anciãos no seu cântico. Já vimos esse cântico no versículo 10. 

    A essa luz tudo é harmônico e muito claro. Aquele reinado na terra começa depois da segunda ressurreição. Então temos de comparar o Livro do Profeta Daniel no Velho Testamento da Bíblia Sagrada, capítulo 7, versículo 27; II Epístola de São Pedro, capítulo 3, versículo 13, e, neste próprio Apocalipse quase no fim, capítulo 21, versículo 1º. Por altura desta ressurreição, ocorre mil anos depois depois da primeira ressurreição, como está no Apocalipse, capítulo 20, versículos 4 e 5, dá-se a perdição dos ímpios predita por São Pedro na II Epístola, capítulo 3, versículo 7. Então desce fogo do céu, fogo enviado por DEUS para os devorar, Apocalipse, capítulo 20, versículo 9.  E este fogo que causa a perdição dos homens ímpios,  é o fogo que funde e purifica a terra, como vemos na II Epístola de São Pedro, capítulo 3, versículos 7 a 13. Então são destruídos pecados e pecadores, então a terra é purificada; a maldição com todos os seus males é, para sempre removida; os justos já resplandecem como o sol no reino de seu PAI; e do mundo purificado sobe para DEUS uma antífona de louvor e ação de graças. Em todo belo domínio do CRIADOR não há espaço para nenhum vasto receptáculo de fogo e enxofre. Perceberam bem? NÃO HÁ ESPAÇO PARA NENHUM RECEPTÁCULO VASTÍSSIMO DE FOGO E ENXOFRE. E nele viria desconservado pelo direto poder de um DEUS de misericórdia, havendo de arder e se contorcer em indizível e eterno tormento. Não,  nesta jubilosa antífona não há notas com os discordantes e desesperados ais dos condenados; com as maldições e blasfêmias de seres que estejam pecando e sofrendo,  sem um vislumbre de esperança. Toda voz rebelde foi, para sempre, abafada na morte; não ficou raiz nem ramo de Satanás e de todos os seus seguidores do Enganador e dos enganados, como está no Profeta Malaquias, capítulo 4, versículo 1; como esta em São Paulo aos Hebreus, capítulo 2, versículo 14: E SE CONSUMIRAM EM FOGO; em Salmos, capítulo 37, versículo 20: E DESVANECERAM EM CHAMAS COMO A PALHA INFLAMÁVEL; foram aniquilados não como matéria mas como seres conscientes, inteligentes, usando o Livre-arbítrio.

    Ficaram como se nunca tivessem existido. E este está no Profeta Obadias ou Abdias como queiram, versículo 16: AO CORDEIRO, ASSIM COMO AO PAI QUE ESTÁ SENTADO SOBRE O TRONO É RENDIDO LOUVOR NESTE CÂNTICO DE ADORAÇÃO. Grande número de comentadores viu aqui uma prova da eternidade do CRISTO com o PAI, aliás, dizem eles: "Não se atribuiria aqui as criaturas, adoração que pertence exclusivamente ao CRIADOR?" Mas eis aqui a conclusão necessária: conquanto JESUS, como Filho gerado não possua com o PAI uma co-eternidade de existência pretérita ou passada, o começo da sua existência é anterior a toda obra da Criação em relação à qual Ele foi Criador juntamente com DEUS,  (João, capítulo 1, versículo 3, no seu Evangelho; São Paulo aos Hebreus, capítulo 1, versículo 3). Não podia o PAI ordenar que se prestasse ao tal Ser adoração igual à SUA por se tratar de idolatria da parte dos adoradores. Ele  O elevou à posição em que é próprio ser adorado. E, além disso, ordenou que se lhe prestasse adoração, e não teria sido necessário se Ele fosse igual ao PAI, na eternidade de existência. O próprio CRISTO declara: COMO O PAI TEM A VIDA EM SI MESMO ASSIM ELE DEU AO FILHO TER A VIDA EM SI MESMO (Evangelho segundo São João, capítulo 5, versículo 26). "O PAI O EXALTOU SOBERANAMENTE E LHE DEU O NOME QUE É SOBRE TODO O NOME" (São Paulo aos Filipenses, capítulo 2, versículo 9). "E O PRÓPRIO PAI QUE É O DEUS ETERNO DECLARA QUE TODOS OS ANJOS DE DEUS O ADOREM" (Aos Hebreus, capítulo 1º, versículo 6). 
    Ora, meus amigos e meus irmãos, estes testemunhos mostram que JESUS é agora objeto de adoração igualmente com o PAI ETERNO. Mas não provam que tenha Ele uma Eternidade de existência passada.
    Voltando da gloriosa cena antecipada no versículo 13, aos acontecimentos que ocorrem perante Ele no Santuário Celestial, o Profeta ouve as quatro criaturas vivas exclamando: AMÉM!
    O que é que nós devemos dizer?
    AMÉM! Porque o CRISTO é a nossa esperança.
    Até quando suportaríamos o espetáculo dantesco da vida aqui embaixo?
    Quem que está satisfeito com os governos do mundo? 
    Em que lugar deste mundo alguém pode dizer: "Aqui existe felicidade". 
    Em que povo? Em que nação? Em que nação algum povo pode dizer: "Eu estou feliz?"
    Pois bem, FELICIDADE SÓ EM CRISTO JESUS.
    E esta é a hora de dar o Apocalipse a todas as criaturas sedentas de CRISTO JESUS, sedentas da Luz Divina.
    FORA DO CRISTO NÃO SALVAÇÃO.
    E AGORA JESUS ESTÁ VOLTANDO E DESTA VEZ NÃO É PARA SER CRUCIFICADO NÃO!
   QUE A PAZ DE DEUS ESTEJA COM TODOS AGORA E SEMPRE E VIVA JESUS! 
    


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