terça-feira, 10 de março de 2015

PROGRAMA 15

    Programa 15 - ALZIRO ZARUR

    Meus amigos e meus irmãos,
    DEUS ESTÁ PRESENTE!
    VIVA JESUS EM NOSSOS CORAÇÕES PARA SEMPRE!
    Neste capítulo 4, ficamos ontem exatamente no versículo 4: 
    AO REDOR DO TRONO HAVIA  VINTE E QUATRO TRONOS E VI SENTADOS SOBRE ELES VINTE E QUATRO ANCIÃOS VESTIDOS DE BRANCO, isto é, usavam vestes brancas, e TINHAM SOBRE AS SUAS CABEÇAS COROAS DE OURO.  E DO TRONO SAÍAM RELÂMPAGOS E VOZES E TROVÕES. E DIANTE DO TRONO ARDIAM SETE LÂMPADAS DE FOGO AS QUAIS SÃO SETE ESPÍRITOS DE DEUS.
    Acerca deste assunto os vinte e quatro anciãos, quando outrora São João a respeito de uma certa Igreja, neste livro do Apocalipse, pergunta: Quem são eles e de onde vieram? Devem observar que estão vestidos de branco, têm na cabeça coroas de ouro cada um deles. São sinais, tanto de um conflito terminado como de uma batalha ganha, símbolo de vitória anterior. Concluímos aqui que foram anteriormente participantes da grande luta cristã, que trilharam outrora em companhia de todos os santos, vindos das peregrinações terrenas ásperas, que eles tiveram que enfrentar, mas venceram. Que para alguns propósitos,  antecedendo a grande multidão de salvos ou de remidos que estão com as suas vitoriosas coroas no Reino Celeste. Isto é um símbolo admirável! Com efeito, dizem no cântico de louvor, como os quatro seres viventes dirigem ao CORDEIRO DE DEUS (Apocalipse, capítulo 1, versículo 9) e cantariam um novo cântico dizendo: "DIGNO ÉS DE TOMAR O LIVRO E DE ABRIR OS SEUS SELOS PORQUE FOSTE MORTO E COM SEU SANGUE COMPRASTE PARA DEUS HOMENS DE TODA TRIBO, LÍNGUA E POVO E NAÇÃO. 

    Este cântico é cantado antes de realizar-se qualquer dos acontecimentos preditos na profecia do próprio CRISTO NOSSO SENHOR. Foi cantado para estabelecer o ato de que o CORDEIRO DE DEUS é digno de tomar o Livro e de abrir os selos, visto Ele próprio já ter operado a redenção da Humanidade. Não é, portanto, colocado assim por antecipação e com aplicação apenas para o futuro, mas expressa um fato absoluto, consumado, na História daqueles que cantam. Esta, portanto, era uma classe de pessoas remidas, remidas deste mundo, deste planeta Terra, resgatadas, remidas como todos o hão de ser pelo precioso sangue de CRISTO JESUS. Ninguém tem maior Amor do que este: DAR A SUA PRÓPRIA VIDA PELOS AMIGOS. Mas não deu só pelos amigos, também pelos inimigos. Até estes Ele quer salvar como até Judas Ele procurou salvar, como até hoje continua salvando.
    Encontramos em algum lugar mais alguma referência a esta classe de remidos? São Paulo se refere na sua Epístola quando escreve assim aos Efésios: PELO QUE VI, SUBINDO AO CÉU, O CRISTO LEVOU CATIVO O CATIVEIRO E DEU DONS AOS HOMENS.  E a nota à margem diz: LEVOU UMA MULTIDÃO DE CATIVOS (São Paulo aos Efésios, capítulo 4, versículo 8).
    Retrocedendo aos acontecimentos relacionados com a crucificação e a ressurreição de JESUS, lemos: "MUITOS CORPOS DOS SANTOS QUE DORMIAM FORAM RESSUSCITADOS E SAINDO DOS SEPULCROS, DEPOIS DA RESSURREIÇÃO DELE, ENTRARAM NA CIDADE SANTA E ALI LHES APARECERAM".
Vocês verão isto no Evangelho segundo São Mateus, capítulo 27, versículos 52 e 53: "E SE ABRIRAM OS SEPULCROS E MUITOS CORPOS DE SANTOS QUE DORMIAM FORAM RESSUSCITADOS E SAINDO DOS TÚMULOS, DEPOIS DA RESSURREIÇÃO DELE ENTRARAM NA CIDADE SANTA E APARECERAM A MUITOS".
 
    Vocês sabem que muita coisa aqui é dita de memória, mudamos uma palavra ou outra, mas não alteramos o sentido e, absolutamente, não alteramos, não deturpamos as passagens bíblico-evangélicas. Mas associando a resposta à nossa pergunta, corrigida inequivocamente da parte falada, estes são alguns dos que saíram dos sepulcros, ainda na altura da ressurreição do CRISTO DE DEUS. Foram contados com ilustre multidão que Ele levou do cativeiro, do sombrio domínio da morte quando subiu em triunfo ao céu. São Mateus registra a ressurreição, São Paulo a assenção e São João os vê no céu realizando os sagrados deveres para o cumprimento dos quais foram ressuscitados pelo DIVINO PODER. Nesta interpretação nós não estamos sós, Wesley fala nos seguintes termos dos 24 anciãos: "Vestidos com vestes brancas, isto mais as suas coroas de ouro, mostra que já terminaram a sua carreira, já percorreram toda a "VIA CRUCIS" do CRISTO,  então ocuparam os seus lugares entre os cidadãos do céu". A atenção do estudioso é atraída particularmente para o fato de se dizer que os 24 anciãos estão sentados sobre os tronos. Esta passagem derrama luz sobre a expressão que encontramos no Profeta Daniel, capítulo 7, versículo 9: EU CONTINUEI OLHANDO ATÉ QUE FORAM POSTOS UNS TRONOS, figura tomada do costume Oriental de por esteiras ou divãs para os hóspedes distintos se sentarem. Supõem-se que estes 24 anciãos, e temos que ver a propósito o que está no capítulo 5, sejam assistentes do CRISTO na sua obra de mediação no Santuário Celeste. Quanto à cena de Juízo descrita pelo Profeta Daniel, capítulo 7, versículo 9, começou no lugar Santíssimo, os tronos foram postos ali, segundo o testemunho desta passagem. Cremos estar bem explicado este ponto referente aos 24 anciãos.
    E AS SETE LÂMPADAS DE FOGO?
    Nestas lâmpadas de fogo temos um apropriado antítipo do Castiçal de Ouro do Santuário típico com as suas sete lâmpadas sempre a arder. Este castiçal estava colocado, por ordem Divina, no primeiro compartimento do Santuário terrestre (Êxodo, capítulo 25, versículos 31, 32 e 37; capítulo 26, versículo 35; capítulo 27, versículo 20). E agora que São João nos diz que uma porta foi aberta no céu e um compartimento assim patenteado, vê o antítipo do Castiçal do Santuário da terra. Temos aí uma boa prova de que ele está a olhar exatamente para o primeiro compartimento do Santuário Celeste. Tenho que dar passagens pequenas porque são mais difíceis de explicar do que qualquer página da Bíblia, até mesmo o Evangelho de JESUS. Tudo é fácil, mas o Apocalipse é realmente difícil.

    Então vamos ao capítulo 4, versículos 6 a 11:
    E HAVIA DIANTE DO TRONO UM COMO MAR DE VIDRO SEMELHANTE AO CRISTAL E NO MEIO DO TRONO E AO REDOR DO TRONO QUATRO SERES VIVENTES CHEIOS DE OLHOS POR DIANTE E POR DETRÁS. O PRIMEIRO SER VIVENTE ERA SEMELHANTE A UM LEÃO; O SEGUNDO SER VIVENTE ERA SEMELHANTE A UM NOVILHO (OUTROS TRADUZEM A UM BEZERRO);  E TINHA O TERCEIRO SER VIVENTE O ROSTO COMO DE HOMEM; O QUARTO SER VIVENTE ERA SEMELHANTE A UMA ÁGUIA VOANDO. E OS QUATRO SERES VIVENTES TINHAM, CADA UM DE PER SI SEIS ASAS, E AO REDOR E POR DENTRO ESTAVAM CHEIOS DE OLHOS E NÃO DESCANSAVAM NEM DE DIA NEM DE NOITE, DIZENDO: SANTO, SANTO, SANTO É O SENHOR DEUS, O TODO-PODEROSO, QUE ERA, E QUE É E QUE HÁ DE VIR. QUANDO OS SERES VIVENTES DAVAM GLÓRIA, E HONRA, E AÇÃO DE GRAÇAS ÀQUELE QUE ESTAVA SENTADO NO TRONO, AO QUE VIVE PARA TODO O SEMPRE, OS VINTE E QUATRO ANCIÃOS PROSTRAVAM-SE DIANTE DO QUE ESTAVA SENTADO SOBRE O TRONO, E ADORAVAM O QUE VIVE PARA TODO O SEMPRE, E LANÇAVAM AS SUAS COROAS DE OURO DIANTE DO TRONO DIZENDO: DIGNO ÉS TU, SENHOR, DE RECEBER GLÓRIA, E HONRA, E PODER, PORQUE TU CRIASTE TODAS AS COISAS E POR TUA VONTADE SÃO E FORAM CRIADAS.  

     E agora vamos aos símbolos, por exemplo: O MAR DE VIDRO. Não composto de vidro, mas de uma superfície ampla que parecia vidro, como mostra Bloomfield, transparente, brilhante. E esta idéia é levada ainda mais longe pela sua semelhança com o cristal. A posição deste mar não apresenta analogia alguma com a bacia do antigo serviço típico. Pode-se estender por debaixo do trono e do seu fundamento, e mais ainda, da própria cidade. É de novo apresentado no capítulo 15, no versículo 2, como local onde os vencedores no estático júbilo da vitória final estarão em breve com NOSSO SENHOR E MESTRE JESUS. 
    E esses QUATRO ANIMAIS?
    Aqui para nós é a tradução mais corrente, mas é muito infeliz.  A palavra grega, o grego original, significa: CRIATURA VIVA. Quatro criaturas vivas, não animais. O homem já é tão animal, pra quê mais esta animalidade, até no Apocalipse? A propriedade desta correção é geralmente aceita hoje pelos bons comentadores, não quatro animais, mas QUATRO SERES VIVOS, quatro criaturas vivas. A palavra é muito diferente da usada para designar os animais proféticos do capítulo 13 e dos seguintes. Podemos acrescentar que Bloomfield apresenta alguns exemplos em que ela significa não apenas criaturas, mas até um ser humano, especialmente no exemplo de Orígenes, que usa referindo-se ao SENHOR JESUS, mas não vamos chegar a tanto. Semelhante simbolismo é usado no primeiro capítulo de Ezequiel. As qualidades significadas pelos símbolos são: FORÇA, PERSEVERANÇA, RAZÃO E RAPIDEZ.
     FORÇA - O Leão;
     PERSEVERANÇA - O Novilho;
     RAZÃO - O Homem;
     RAPIDEZ - A Águia voando.

   Força:  de afeição; Perseverança: em levar avante o requisito do dever; Razão: para compreender a Divina vontade; Rapidez: em obedecer. Eis aí, FORÇA, PERSEVERANÇA, RAZÃO e RAPIDEZ. Estes seres vivos estão ainda mais intimamente relacionados com o trono do que os 24 anciãos. Estando mesmo representados como se encontrado no meio e em volta dele. Ora, como os anciãos, estes no seu cântico ao CORDEIRO DE DEUS dão-lhe louvor pelo fato de os ter remido do planeta Terra, da provação terrena que todos nós estamos enfrentando. Pertencem, portanto, ao mesmo grupo que representa uma parte da grande multidão de cristãos que, como já foi descrito, principalmente sobre observações do capítulo 4, foram levados do cativeiro e do cativeiro da morte foram levados para o alto. Acerca do objetivo da sua redenção nós vamos fazer grandes comentários no capítulo 5, a partir do versículo 8. E diz o texto: "NÃO DESCANSAM DE DAR GLÓRIAS A DEUS DIZENDO: SANTO, SANTO, SANTO É O SENHOR DEUS". Que feliz falta de descanso! O tema da sua incessante adoração é este: "SANTO, SANTO, SANTO É O SENHOR DEUS, O TODO-PODEROSO QUE ERA, E QUE É E QUE HÁ DE VIR". Nenhum cântico mais sublime saiu de lábios humanos. E o repetem dia e noite continuamente, significando nestes termos apenas o modo como o tempo é ali computado, porque não pode haver noite onde está o trono de DEUS. Onde a luz chega imediatamente desaparece a treva. Nós, mortais, nos cansamos com a repetição de simples testemunhos que damos à bondade e misericórdia de DEUS. Somos às vezes tentados a falar: "Pra quê? Já falei muito! Já estou cansado, vou pendurar as chuteiras!" Não podemos aprender uma proveitosa lição com estes entes santos, celestiais, que não cansam de noite e de dia de repetir sem cessar, SANTO, SANTO, SANTO É O SENHOR DEUS, O TODO-PODEROSO, QUE ERA, E QUE É E QUE HÁ DE VIR?

  E para quem estas palavras nunca envelhecem, porque seus corações estão sempre repletos do sentimento da Sua bondade, do seu infinito amor. Quem se cansará de louvar o Criador de todos os seres e de todas as coisas? Mas para muita gente o louvor torna-se monótono, porque ao pronunciá-lo parecem diminuídos. E aqui está o exemplo do Irmão Operário há quantos anos pregando Evangelho. Já recebeu conselhos de muita gente "prática": - Chega, Zarur! Você já deu tantas voltas à Bíblia, já é hora de pendurar as chuteiras. Trate de gozar a vida, você já trabalhou muito, pra quê mais pregar? Pois bem, depois de quase vinte anos a resposta que eu dou é esta: VIM DE APOCALIPSE NA MÃO! ESTOU AQUI DE APOCALIPSE! E também faço coro com esse pessoal aqui no cântico: "DIGNO ÉS SENHOR DE RECEBER A GLÓRIA E HONRA E PODER". E quanto digno é, nunca o poderemos compreender até que, como os santos seres que proferem tais palavras, já revestidos da imortalidade, sejamos apresentados irrepreensíveis, com alegria perante a glória do CRISTO DE DEUS. É como se vê em São Judas Tadeu, versículo 24, porque só tem um capítulo: "SENHOR TU CRIASTE TODAS AS COISAS, (AS OBRAS DA CRIAÇÃO APRESENTAM O FUNDAMENTO PARA HONRA, GLÓRIA E PODER ATRIBUÍDOS A DEUS) E POR TUA VONTADE, SENHOR, SÃO E FORAM CRIADAS". DEUS quis e todas as coisas foram criadas e no mesmo poder são conservadas e mantidas e, no nosso campo, o planeta Terra, graças Àquele que é o CAMINHO, A VERDADE E A VIDA, O SUPREMO GOVERNANTE DO NOSSO PLANETA,  JESUS, O CRISTO DE DEUS. 
     Eu quero perguntar a vocês como estão recebendo as explicações, porque de fato, não é fácil explicar o Apocalipse, é até muito difícil, é um livro tremendo, não é para qualquer um. E mesmo quando os doutores passam a estudar Apocalipse não se entendem muito bem. Se é um protestante dá uma feição toda protestante, se é católico, evidentemente, sem querer mesmo, dá uma inclinação toda católica, se é espírita como Caibar Schutel, começa a ver o espiritismo em todo o Apocalipse, e assim os judeus, a começar que era judeu o médium que escreveu este trabalho. Pois bem, vamos devagar com o andor, como nós na LBV temos de respeitar todas as religiões, estamos dando uma explicação equidistante. Estamos a cavaleiro respeitando todas as interpretações, mas dando aquela que mais de perto interessa ao espíritos neutros, imparciais, que querem a Verdade, somente a Verdade e nada mais que a Verdade. É o nosso caso.
    QUE A PAZ DE DEUS ESTEJA COM TODOS AGORA E SEMPRE E VIVA JESUS!

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