terça-feira, 10 de março de 2015

programa 14

    PROGRAMA 14 - ALZIRO ZARUR

    Meus amigos e meus irmãos,
    DEUS ESTÁ PRESENTE!
    VIVA JESUS EM NOSSOS CORAÇÕES PARA SEMPRE!
    Uma coincidência extraordinária!... 
    Quando JESUS sentiu que era chegada a Sua hora de ir ao PAI, de voltar ao PAI, Ele participou da última ceia com seus apóstolos. E agora quando estamos no fim do ciclo e Ele está voltando, em pleno Congresso da Boa Vontade de Deus, calha exatamente este capítulo em que Ele diz: EIS QUE ESTOU À PORTA E BATO. SE ALGUÉM OUVIR A MINHA VOZ E ABRIR A PORTA EU ENTRAREI EM SUA CASA E COM ELE CEAREI E ELE COMIGO, capítulo 3 do Apocalipse de JESUS, versículo 20, exatamente onde nós estamos. Em pleno Congresso da Boa Vontade, não é impressionante a Ceia da volta? Isso nos deixa arrepiados de emoção, um toque divino como a que nos dizer: JESUS JÁ ESTÁ ENTRE VÓS, ENTRE AQUELES QUE INTERPRETARAM BEM O SEU NOVO MANDAMENTO E DELE FIZERAM A SUA REGRA DE VIDA. PARA TODOS ELES, ESTE É O PRÊMIO: "EIS QUE ESTOU À PORTA E BATO". SE ALGUÉM OUVIR A MINHA VOZ E ABRIR A PORTA EU ENTRAREI EM SUA CASA E COM ELE CEAREI E ELE COMIGO. Quem não deseja essa graça de poder cear com o Mestre Divino? De recebê-lo em sua casa ou melhor, em seu próprio coração? 
    Coincidência espantosa!
    E esta é a promessa final. A promessa de cear com seus discípulos é feita pelo SENHOR JESUS, antes de ser dada a promessa final ao vencedor. Isto demonstra que as bênçãos incluídas nesta promessa devem ser desfrutadas no presente estado de provação. E agora, eis a promessa ao vencedor como coroamento: AQUELE QUE VENCER EU LHE CONCEDEREI QUE SE SENTE COMIGO NO MEU TRONO ASSIM COMO EU VENCI E ME SENTEI COM MEU PAI NO SEU TRONO. 

    Culmina exatamente aqui a promessa de JESUS. Do seu estado de rebelde, caído, poluído, degradado, o homem pecador é reconciliado com DEUS pela mediação do REDENTOR, purificado das suas poluições, remido da sua queda lamentável e agora, revestido da imortalidade, sentado, finalmente, sobre o próprio trono do SALVADOR. O próprio JESUS o afirma e JESUS nunca mentiu. A honra e a glória não podiam ser maiores, realmente. As criaturas humanas não podem conceber esse estado, a própria linguagem humana não o censegue descrever com fidelidade.
    Neste versículo não há apenas uma gloriosa promessa, mas também uma doutrina importantíssima. Vemos por ela que o CRISTO reina consecutivamente sobre dois tronos: SOBRE O TRONO DE SEU PAI E SOBRE O SEU PRÓPRIO TRONO. Ele declara neste versículo que VENCEU, e que agora está sentado com DEUS no Seu Trono. Isto é interessante! Está agora associado ao PAI no trono de Domínio Universal, colocado à Sua direita, muito acima de todo principado, e poder e domínio, e potestade. Quem o diz é São Paulo Apóstolo, na epístola aos Efésios, capítulo 1º, versículos 20 a 22. E então, nesta posição, Ele é um REI-SACERDOTE. É um Sacerdote porque é um Ministro do Santuário de DEUS. Mas ao mesmo tempo, está sentado à destra do Trono da Majestade de DEUS (São Paulo aos Hebreus, capítulo 8, versículos 1 e 2). Esta posição de obra do SENHOR JESUS foi predita pelo Profeta Zacarias no Velho Testamento. Ele fala dizendo: ASSIM DIZ O SENHOR DOS EXÉRCITOS, O SENHOR DEUS: EIS AQUI UM HOMEM CUJO NOME É RENOVO, O CRISTO, ELE BROTARÁ DO SEU LUGAR, EDIFICARÁ O TEMPLO DO SENHOR, ELE MESMO - JESUS - SENTARÁ E DOMINARÁ NO TRONO DE DEUS. (O CRISTO será Sacerdote no seu Trono - Trono de DEUS). CONSELHO DE PAZ NA OBRA DE SACRIFÍCIO E SACERDÓCIO DO CRISTO EM FAVOR DO HOMEM PECADOR MAS ARREPENDIDO.

    ENTÃO UMA ALIANÇA HAVERÁ ENTRE ELES AMBOS (Profeta Zacarias, capítulo 6, versículos 12 e 13). Mas está próximo o tempo em que Ele há de mudar a sua posição deixando o Trono do Pai Eterno, tomará o seu próprio Trono e há de acontecer isto quando chegar o tempo para a recompensa aos vencedores. Porque quando receberem esta recompensa sentar-se-ão com o CRISTO no seu Trono da mesma forma que ELE VENCEU e está sentado com o PAI no seu Trono. Esta mudança na posição de JESUS é apresentada por São Paulo Apóstolo na I Epístola aos Coríntios, capítulo 15, versículos 24 a 28. Diz ELE: DEPOIS VIRÁ O FIM, QUANDO ELE TIVER ENTREGADO O REINO A DEUS, O PAI, QUANDO HOUVER ANIQUILADO TODO O IMPÉRIO, TODA POTESTADE, TODA A FORÇA. PORQUE CONVÉM QUE REINE ATÉ QUE HAJA POSTO OS INIMIGOS DEBAIXO DOS SEUS PÉS. ORA, IRMÃOS, O ÚLTIMO INIMIGO QUE HÁ DE SER ANIQUILADO É A MORTE. PORQUE TODAS AS COISAS ELE SUJEITOU DEBAIXO DOS SEUS PÉS. MAS QUANDO DIZ QUE TODAS AS COISAS LHE ESTÃO SUJEITAS CLARO ESTÁ QUE SE EXCETUA AQUELE QUE LHE SUJEITOU TODAS AS COISAS - O ETERNO PAI. E QUANDO TODAS AS COISAS LHE ESTIVEREM SUJEITAS ENTÃO TAMBÉM O MESMO FILHO SE SUJEITARÁ ÀQUELE QUE TODAS AS COISAS LHE SUJEITOU PARA QUE DEUS SEJA TUDO EM TODOS. Isto é algo de muito sério para todos nós.
    As Verdades ensinadas neste trecho podem, talvez, ser realçadas por uma rápida paráfrase dando em cada caso, em vez dos pronomes, OS NOMES a que respectivamente se referem. Assim por exemplo: "Depois virá o fim (da presente dispensação) quando o CRISTO tiver entregado o Reino que Ele agora tem juntamente com o PAI, a DEUS, e quando DEUS houver aniquilado todo o império e toda a potestade, e toda a força, postos à obra do Filho Unigênito, porque convém que o CRISTO reine no Trono do seu PAI até que haja posto todos os seus inimigos debaixo dos pés do CRISTO". Exatamente como foi predito pelo Salmista (Salmos, capítulo 110, versículo 1): ORA, O ÚLTIMO INIMIGO QUE HÁ DE SER VENCIDO É A MORTE.

  Porque todas as coisas sujeitou então debaixo dos pés do CRISTO". Mas quando DEUS diz que todas as coisas estão sujeitas ao CRISTO e Ele começa a reinar no seu próprio Trono, claro está que excetua o próprio DEUS que sujeitou ao CRISTO todas as coisas. E quando todas as coisas estiverem sujeitas ao CRISTO, então também o mesmo JESUS estará sujeito a DEUS que todas as coisas lhe sujeitou. Para quê? Para que DEUS seja tudo em todos nós. Pode-se verificar facilmente que esta é a versão correta do texto. A questão que se pode levantar é acerca das pessoas a quem se refere esses pronomes. E se poderá verificar que a linguagem de São Paulo faria pouco sentido se tentássemos fazer em referência ao CRISTO, esses pronomes, porque na paráfrase precedente referimos a DEUS. Ora, concluímos aqui que o Reino que o CRISTO entrega ao PAI é o que Ele tem atualmente NO TRONO DO PAI, onde nos diz que está agora sentado. Entrega esse Reino no fim desta dispensação quando chegar o tempo de ocupar o seu próprio Trono. Depois disso então reinará no Trono de David e só estará sujeito a DEUS que continua a reter a sua posição de Domínio Universal. Deste Reino do CRISTO participam os santos: "Ao que vencer eu lhe concederei que se sentem comigo no meu trono".
    "E VIVERAM - (escreve São João Profeta, datando da primeira ressurreição, exatamente no capítulo 20, do Apocalipse, versículo 4) E VIVERAM E REINARAM COM JESUS DURANTE MIL ANOS". Compreendemos que este seja um Reino especial ou para um fim todo especial, como veremos nesse capítulo. "Porque o Reino atual dos santos deve ser para todo o sempre" (Profeta Daniel, capítulo 7, versículos 18 a 27). Como poderá qualquer objeto da terra afastar os nossos olhos desta durável e celeste perspectiva? É grandioso demais para o entendimento do homem, ainda tão atrasado nessas coisas de DEUS. Mas a verdade é que assim terminaram as mensagens às Sete Igrejas. 
    Que testemunho direto e impressionante!
    Que lições encerram para todos os cristãos, em todos os tempos da Humanidade! É tão verdade para a últiuma como para a primeira Igreja. E TODAS AS SUAS OBRAS SÃO CONHECIDAS DAQUELE QUE ANDA NO MEIO DOS SETE CASTIÇAIS DE OURO. Ao seu olhar penetrante nada se pode furtar ou esconder. E ao mesmo tempo que suas ameaças aos hipócritas e malfeitores são, com toda justiça, terríveis, que confortadoras, que gloriosas as suas promessas para aqueles que realmente O amam vivendo o seu NOVO MANDAMENTO com toda a simplicidade de coração!
    Meus amigos e meus irmãos, benditos aqueles que pregam e praticam o NOVO MANDAMENTO DO CRISTO DE DEUS!
 

   No capítulo 4 temos uma nova visão e esta se refere ao Santuário Celestial. Vejamos no versículo 1º, do capítulo 4:
    DEPOIS DESTAS COISAS OLHEI E EIS QUE ESTAVA UMA PORTA ABERTA NO CÉU, E A PRIMEIRA VOZ COMO QUE DE TROMBETA OUVIRA FALAR COMIGO, E DISSE: SOBE AQUI E EU TE MOSTRAREI AS COISAS QUE DEPOIS DESTAS DEVEM ACONTECER.
    Ora, nos três primeiros capítulos João Evangelista apresenta a visão que teve do FILHO DO HOMEM, isto é de JESUS, compreendendo uma descrição da sua majestosa pessoa, um registro das palavras que com uma voz semelhante ao som de muitas águas a ouviu pronunciar. Uma nova cena, uma nova visão se patenteia agora perante todos nós. E a expressão: DEPOIS DESTAS COISAS não significa que o que é relatado no capítulo 4 e seguintes devia ter lugar depois do cumprimento de tudo o que vem contado nos capítulos anteriores. Mas apenas que, depois de ter visto e ouvido, o que aí vem contado ou relatado, teve a nova visão que agora vai descrever. Então diz: DEPOIS DESTAS COISAS, OLHEI E EIS QUE ESTAVA UMA PORTA ABERTA NO CÉU E A PRIMEIRA VOZ QUE COMO DE TROMBETA OUVIRA FALAR COMIGO, DISSE: SOBE AQUI E MOSTRAR-TE-EI AS COISAS QUE DEPOIS DESTAS DEVEM ACONTECER. Notem bem que São João diz: ESTAVA UMA PORTA ABERTA NO CÉU e não para o Céu. Não era uma abertura do próprio Céu perante a mente de São João como no caso de Santo Estevão. Lembra-se, aquela cena triste do apedrejamento, depois da condenação injusta? (Atos dos Apóstolos, capítulo 7, versículo 56). Não era uma abertura do próprio Céu perante a mente de São João como no caso de Estevão, mas algum lugar ou compartimento, NO CÉU, foi aberto perante ELE. E lhe foi permitido contemplar o que ali se estava realizando. Noutras partes deste Livro, deste soberbo Apocalipse, claramente veremos que este compartimento que São João viu aberto, era o SANTUÁRIO CELESTIAL. 
    Já imaginaram a grandeza desta cena? Não é nenhum Santuário terreno, material, é O SANTUÁRIO CELESTIAL.
    AS COISAS QUE DEPOIS DESTAS DEVEM ACONTECER.
    Temos de comparar estas palavras com aquelas do capítulo 1º, logo no primeiro versículo. O grande objetivo do Apocalipse é a apresentação de acontecimentos futuros com o propósito de informar, edificar, confortar a Igreja Universal do seu Novo Mandamento. Por quê? Porque o Apocalipse é de JESUS. E o fato central do Apocalipse é a segunda vinda de JESUS ao nosso mundo, e graças a DEUS que está breve. Ele mesmo, JESUS, diz: EIS QUE BREVE EU VOLTAREI. 

   No versículo 2: E LOGO FUI ARREBATADO EM ESPÍRITO, E EIS QUE UM TRONO ESTAVA POSTO NO CÉU E UM SENTADO SOBRE O TRONO. E O QUE ESTAVA SENTADO ERA, NA APARÊNCIA, SEMELHANTE À PEDRA DE JASPE E SARDÔNICA, E O ARCO CELESTE ESTAVA AO REDOR DO TRONO E PARECIA SEMELHANTE A ESMERALDA. E AO REDOR DO TRONO HAVIA VINTE E QUATRO TRONOS: E VI SENTADOS SOBRE OS TRONOS VINTE E QUATRO ANCIÃOS VESTIDOS DE BRANCO E TINHAM SOBRE AS SUAS CABEÇAS COROAS DE OURO. E DO TRONO SAÍA RELÂMPAGOS, E VOZES, E TROVÕES; E DIANTE DO TRONO ARDIAM SETE LÂMPADAS DE FOGO AS QUAIS SÃO OS SETE ESPÍRITOS DE DEUS!
    Que é que significa ARREBATADO EM ESPÍRITO?
    Já neste mesmo Livro, vimos idêntica expressão no capítulo 1º,  versículo 10, o Discípulo Amado, agora Profeta, dizendo: EU FUI ARREBATADO EM ESPÍRITO NO DIA DO SENHOR, isto é, Sábado. 
    Esta expressão, empregada para exprimir o fato de que São João teve uma visão num sábado ou DIA DO SENHOR. Se ali João se referia ao fato de estar em visão deve referir-se aqui ao mesmo. Por conseguinte a primeira visão terminou com o capítulo 3 e começa aqui uma visão inteiramente nova. Não coinstitui séria objeção, o fato de João, o Evangelista, anteriormente, como vemos pelo primeiro versículo deste capítulo, se haver encontrado um estado espiritual que lhe permitiu olhar e ver uma porta aberta no céu e ouvir uma voz como poderoso som de uma trombeta chamando-o para uma contemplação mais próxima das coisas celestiais. É evidente que pode haver estados de êxtase independentes da visão como o de Estevão que, cheio do Espírito Santo, pode olhar e ver os céus abertos e JESUS, o FILHO DO HOMEM, sentado à direita de DEUS.
    EM ESPÍRITO: significa em estado mais alto ainda de elevação espiritual. Arrebatado de novo na visão celestial o primeiro objeto que viu foi um trono no Céu, e o SER DIVINO sentado nele. A descrição da aparência deste SER com vestidos da cor de jaspe, que geralmente é purpúria, misturada com a sanguinea sardônica, é de modo a sugerir imediatamente a iéia de um monarca revestido com suas vestes reais. E em redor do trono havia um arco-íris reforçando a grandeza da cena, recordando que, PODEROSO E ABSOLUTO, DOMINADOR COMO É, O QUE ESTÁ SENTADO SOBRE O TRONO É TAMBÉM O DEUS QUE GUARDA ALIANÇA COM SEUS FILHOS.
    Vocês já imaginaram, fechando bem os olhos, pensando em DEUS, a beleza deste quadro?
    E a honra que tiveram os vinte e quatro anciãos? 
    Particularmente você, meu irmão Legionário,  gostaria de estar nesse lugar, perto de DEUS, perto de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, perto da multidão santificada que faz o ESPÍRITO SANTO? Depende isto exclusivamente de você. DEUS respeita o seu Livre-arbítrio. Mas se você quiser, certamente, estará no meio deles. Você poderá até chegar a ser um dos vinte e quatro anciãos! É sobre estes que falaremos amanhã neste programa: JESUS ESTÁ VOLTANDO. Porque, realmente, se existe o Apocalipse, que é o complemento inseparável do Evangelho, é para advertir a Humanidade sobre a VOLTA DE JESUS, e AGORA JESUS ESTÁ VOLTANDO!
    Bem-aventurados aqueles que têm ouvidos de ouvir.
    QUE A PAZ DE DEUS ESTEJA COM TODOS AGORA E SEMPRE E VIVA JESUS!


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