terça-feira, 10 de março de 2015

PROGRAMA 12

  PROGRAMA 12 - ALZIRO ZARUR
   Meus amigos e meus irmãos,
    DEUS ESTÁ PRESENTE!
    E AO ANJO DA IGREJA QUE ESTÁ EM LAODICÉIA ESCREVE: ESTAS COISAS DIZ O AMÉM, A TESTEMUNHA FIEL E VERDADEIRA, O PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO DE DEUS: EU SEI AS TUAS OBRAS, QUE NEM ÉS FRIO NEM QUENTE. OXALÁ FOSSES FRIO OU QUENTE. ASSIM PORQUE ÉS MORNO E NEM ÉS FRIO  NEM QUENTE EU TE VOMITAREI DA MINHA BOCA. E COMO DIZES: SOU RICO, ESTOU ENRIQUECIDO E DE NADA TENHO FALTA, E NÃO SABES QUE ÉS UM DESGRAÇADO, MISERÁVEL, E POBRE, E CEGO, E NU, EU TE ACONSELHO QUE DE MIM COMPRES OURO PROVADO NO FOGO PARA QUE TE ENRIQUEÇAS, E VESTES BRANCAS PARA QUE TE VISTAS E NÃO APAREÇA A VERGONHA DA TUA NUDEZ, E QUE UNJAS OS TEUS OLHOS COM COLÍRIO PARA QUE VEJAS BEM. EU REPREENDO E CASTIGO A TODOS QUANTO AMO. SÊ PORTANTO ZELOSO E ARREPENDE-TE. EIS QUE ESTOU A PORTA E BATO. SE ALGUÉM OUVIR A MINHA VOZ E ME ABRIR A PORTA EU ENTRAREI EM SUA CASA E COM ELE CEAREI E ELE COMIGO. AO QUE VENCER EU LHE CONCEDEREI QUE SE SENTE COMIGO NO MEU TRONO, ASSIM COMO EU VENCI E ME SENTEI COM MEU PAI NO SEU TRONO. QUEM TEM OUVIDOS OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS.
    Laodicéia é uma palavra que significa: JULGAMENTO DO POVO ou, segundo nós aprendemos, um POVO JUSTIFICADO. A mensagem a essa Igreja apresenta as cenas finais do tempo de prova, revela um período de julgamento, é o último período da Igreja, e, por conseguinte, se aplica aos crentes sob a terceira mensagem, a última mensagem de misericórdia antes da volta do CRISTO. Basta ver o capítulo 14, versículos 9 a 14, quando a grande redenção está dealbando e se está procedendo ao juízo investigativo da Casa de DEUS, um período durante o qual a justa e Santa Lei de DEUS é tomada pela Igreja como sua regra de vida. É exatamente este o caso. 
    ISTO DIZ O AMÉM.
    Esta é, pois, a mensagem final às Igrejas, antes do encerramento do tempo da prova. E, ainda que, a descrição do estado dos chamados indiferentes de Laodicéia seja terrível, não se pode negar. Por quê? Porque é a TESTEMUNHA FIEL E VERDADEIRA, ELA É O PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO DE DEUS. Evidentemente isto aqui não se entende sem a Lei Universal da Reencarnação, a Lei Divina que não pertence a religião alguma, a homem nenhum. As palavras "do começo da criação" querem significar simplesmente que neste planeta qua habitamos, a Terra, a Obra da Criação estritamente falando, foi começada por ELE, pelo CRISTO DE DEUS, como está no Evangelho segundo São João, capítulo 1º: NO PRINCÍPIO ERA O VERBO, O VERBO ESTAVA COM DEUS E O VERBO ERA DEUS. O MUNDO FOI FEITO POR ELE, TODAS AS COISAS FORAM FEITAS POR ELE E NADA DO QUE SE FEZ, SE FEZ SEM ELE, CRISTO JESUS. Portanto, o CRISTO foi o agente por meio do qual DEUS, o SUPREMO ARQUITETO, criou todas as coisas, visto ser chamado o UNIGÊNITO DE DEUS, viria a ser justamente impróprio aplicar esta expressão a qualquer ser criado, no sentido comum da palavra, porque JESUS é O CRISTO, e cada planeta tem também o seu CRISTO. Ora, a censura que ELE traz contra os Laodicenses é que são tíbios, eles são frios, indiferentes, isto é, são apáticos, não frios propriamente. Como a frieza que se impõe é uma posição mundana, o que lhes falta é aquele fervor religioso, aquela fé, aquele zelo, aquela vocação que exigirá deles a posição que ocupam na História final do Mundo. E esta tibieza, esta apatia, é manifestada pela ausência de boas obras, porque é pelo conhecimento das suas obras que a TESTEMUNHA FIEL E VERDADEIRA faz esta terrível censura contra eles. Então diz: OXALÁ FOSSES FRIO OU QUENTE. Três estados são apresentados nesta mensagem: o frio, o morno ou tíbio e o quente. É importante determinar que condição cada um representa, a fim de nos precavermos contra conclusões errôneas, precipitadas. Podem considerar-se três condições de vida espiritual com respeito a Igreja, e aqui não se fala de uma Igreja particular, é a Igreja Universal, toda a Cristandade dividida com diversos nomes. Mas aqui é a IGREJA DO NOVO MANDAMENTO, que reúne todas as boas ovelhas que estão em todos os rebanhos.Esta é a IGREJA DE DEUS, esta é a IGREJA DO CRISTO. 
    Não é difícil conceber o que significa o termo "quente". Imediatamente nos lembramos do estado de intenso fervor, de zelo em que todas as aflições elevadas ao mais alto grau se concentram em DEUS e sua divina causa e se manifestam em obras correspondentes. Mas, meus amigos e meus irmãos, a tibieza é exatamente a falta desse zelo, deste fervor, o estado sem coração, sem entusiasmo indo até ao cinismo. O estado em que não há abnegação desde que custe alguma coisa, nem vontade de levar uma cruz que pese, nem decidir do testemunho da Palavra de DEUS, nem combatividade valorosa que mantenha retesados os nervos e a armadura bem corrigidas. E o que é pior, o sentimento de completa satisfação neste estado lamentável. Não será este o cinismo do século? O deboche entronizado? Mas "frio" o que é? Será o estado de corrupção, de ansiedade, de pecado que caracteriza o medo dos descrentes? Não podemos pensar assim por várias razões: 
    - 1º: Seria chocante repetir, supor que JESUS desejasse, sob qualquer circunstância, que as pessoas estivessem em tal estado de frieza. ELE diz: OXALÁ FOSSES FRIO OU QUENTE.
    - 2º: Nenhum estado pode ser mais ofensivo para o CRISTO do que o pecador em aberta rebelião e com o coração cheio de toda espécie de maldade. Seria, portanto, incorreto supor o CRISTO preferindo esse estado a qualquer posição que seu povo possa ocupar enquanto ainda retido como seu.
    
     - 3º: O motivo da ameaça e rejeição do versículo 16, é que não sãofrios nem quentes, é o mesmo que dizer que se fossem frios ou quentes não seriam rejeitados? Mas se o frio significa um estado de aberta ansiedade mundana, seriam rejeitados por este mesmo fato, de onde concluímos que não pode ser este o significado. Por conseguinte nos vemos forçados a concluir que por esta linguagem NOSSO SENHOR não se refere, de modo algum, aos que estão fora dessa Igreja, do seu Rebanho Único. Mas aos três graus das questões espirituais, dois dos quais são mais aceitáveis aos Seus olhos do que o terceiro. O calor e o frio são preferíveis à mornidão. Mas que espécie de estado espiritual é significado pelo termo "FRIO"? Podemos observar primeiro que é um estado de sentimento,  sob este aspecto é superior à tibieza que é um estado de insensibilidade, indiferença, suprema satisfação própria, portanto, encontra-se no estado de sentimento. E assim como o"quente" que representa alegre fervor no vivo exercício das afeições, com um coração transbordando de sensível presença de DEUS, assim também por "frio" podemos compreender uma condição espiritual caracterizada pela ausência desses traços, aqueles em que o indivíduo sente essa ausência, e anseia recuperar o seu tesouro perdido. Entenderam bem? Este é o "frio" a que JESUS se refere, não para elogiar,  mas nesse sentido de se recuperar. Esse estado deve estar bem expresso pela linguagem do Patriarca Jó, qualquer um pode examinar no capítulo 23, versículo 3,  do Livro de Jó, no Velho Testamento da Bíblia Sagrada: AH! SE EU SOUBESSE QUE O PODERIA ENCONTRAR! Nesse estado não há indiferença, nem contentamento. O que há é uma sensação de frieza, incapacidade e mal-estar, um como quê tentar a busca de alguma coisa melhor, que o "frio" sabe que existe. Há esperança para uma pessoa nestas condições, ela se esforça por encontrar aquilo que sente que lhe falta.
  Já o mais desanimador aspecto do tíbio ou morno é a inconsciência de que se encontra, a impressão de que não tem necessidade de nada; quanto pior melhor: nada lhe falta. Assim se compreende bem o motivo porque JESUS preferia o SEU REBANHO ÚNICO num estado de insatisfação, mas não na tibieza, um estado, digamos de frieza transitória, mas não nesta tibieza confortável, indiferente e insensível. Uma pessoa não permanece muito tempo fria, seus esforços a levarão brevemente ao estado do fervor, da fé, mas o tíbio morno está em perigo, se permanecer assim, até que A TESTEMUNHA FIEL E VERDADEIRA seja obrigada a rejeitá-lo como coisa estagnada e repugnante. Daí a expressão violenta: COMO NÃO ÉS FRIO NEM QUENTE EU TE VOMITAREI DA MINHA BOCA. Aqui é reforçada ainda mais a figura da rejeição do tíbio, ilustrada pelos nauseantes efeitos da água estagnada, significando assim uma rejeição total, uma separação completa do REBANHO ÚNICO. Não há lugar para gente dessa espécie. E essa gente, evidentemente, faz uso do seu livre arbítrio, não é DEUS que assim quer, não é JESUS, não é o ESPÍRITO SANTO, é a própria pessoa que, no uso consciente do seu livre arbítrio, prefere a mornidão, o cinismo da tibieza, da apatia espiritual. E ainda diz: “Sou rico, estou enriquecido”, é o que os Laodicenses pensam na sua condição, e não são hipócritas porque não sabem que são pobres, miseráveis, desgraçados, cegos e nus. Então o CRISTO lhes dá um conselho. E o conselho que lhes é dado por JESUS: COMPRA DE MIM, diz a Verdadeira Testemunha, OURO PROVADO NO FOGO PARA QUE TE ENRIQUEÇAS, E VESTES BRANCAS PARA QUE TE VISTAS E UNGE OS TEUS OLHOS COM COLÍRIO PARA QUE VEJAS.
Isto mostra logo aos iludidos Laodicences os objetos que lhes faltam e a extensão de sua pobreza deplorável. Mostra também onde podem obter aquilo de que tanto carecem e lhes apresenta a necessidade de obterem sem nenhuma demora. O caso é tão urgente que o nosso grande advogado que é JESUS, nos envia um conselho especial sobre este ponto. E o fato Dele conceder sem indicar o que nos falta, e ainda nos aconselha a comprar pelo meio que nos pode conceder essas coisas e nos convida a procurá-las junto de si mesmo, é a melhor garantia de ser respeitado o nosso esforço e de ver atendido o nosso pedido, de ser aceita por DEUS a nossa súplica. Mas como podemos comprar estas coisas? Este OURO PROVADO NO FOGO? Exatamente como compramos todas as outras graças do Evangelho: AH! TODOS VÓS QUE TENDES SEDE, VINDE ÀS ÁGUAS E OS QUE NÃO TENDES DINHEIRO VINDE, COMPRAI E COMEI. SIM, VINDE E COMPRAI, SEM DINHEIRO E SEM PREÇO, VINHO E LEITE. É o que está no Profeta Isaías, capítulo 55, versículo 1. Deste modo compramos pedindo, isto é, comprar de graça meus amigos, meus irmãos. Compramos lançando fora as inúteis ninharias do mundo, e recebemos em seu lugar tesouros inestimáveis. Compramos Dele simplesmente e recebemos Dele, do nosso Redentor; compramos, nada dando em troca. O que é que compramos, nós, assim de graça? O pão que não perece, pão eterno, imaculadas vestes que não se mancham, riquezas que não se corrompem, segurança que não se dissipa jamais. Estranho comércio este! Todavia, JESUS condescende tratar assim Seu Rebanho Único. Ele podia obrigar-nos a ir como os ademanes e pedintes, e até nos humilhar, mas ao contrário disso, ELE nos dá os tesouros da Sua graça e em troca recebe a nossa indignidade para que recebamos as bênçãos que nos concede, não como esmolas atiradas aos mendigos, mas como legítimas aquisições de compra honrada. Isto é extraordinário e exprime bem o amor infinito de JESUS com relação a cada um de nós!
  As coisas que se devem obter reclamam uma atenção particular e são enumeradas do seguinte modo: 
    OURO: Considerado literalmente, é o nome que abrange todos os bens e riquezas da terra. No sentido figurado pode significar as riquezas espirituais. Que graça, então, é representada pelo ouro, ou antes, que graças são representadas pelo ouro? Porque, sem dúvida, a ampla compreensividade deste termo não corresponde apenas uma graça. O Senhor disse à Igreja de Esmirna que sabia a sua pobreza, mas que era muito rica. E o testemunho mostra que a sua riqueza consistia em lhe ser no fim dada a posse da Coroa da Vida. Diz o Apóstolo Tiago: OUVI, MEUS AMADOS IRMÃOS, PORVENTURA NÃO ESCOLHEU DEUS AOS POBRES DESTE MUNDO PARA SEREM OS RICOS DA FÉ E HERDEIROS DO REINO QUE PROMETEU ÀQUELES QUE O AMAM? Claro que é preciso ver nisto tudo a significação espiritual. No mundo tudo é relativo e este é o único princípio absoluto. A fé, diz o Apóstolo São Paulo: É a substância das coisas desejadas, é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova daquelas que não se veem. Portanto, ser rico para com DEUS, rico no sentido espiritual é ter um claro título às promessas, ser o herdeiro da herança incorruptível, imaculada, imarcescível, que nos está reservada no REINO DE DEUS, como ainda diz o próprio Apóstolo dos Gentios aos Gálatas, capítulo 3, versículo 29: SE SOIS DO CRISTO ENTÃO SOIS DESCENDÊNCIA DE ABRAÃO, HERDEIROS CONFORME A PROMESSA. Dá mesma forma que Abraão obteve a promessa, isto é, pela fé, vós também a consigais (aos Romanos, capítulo 4, versículos 13 e 14). Não é de admirar, portanto, que São Paulo consagrasse um capítulo inteiro aos Hebreus, que é o capítulo 11. A este importante assunto, apresentando maravilhosos feitos que foram realizados e as preciosas promessas que foram alcançadas por meio da fé. E, ainda que exortasse os cristãos no primeiro versículo do capítulo seguinte como grandiosa conclusão do seu argumento, a por de lado todo embaraço e pecado, e incredulidade que tão de perto nos rodeia, nada fará tocar mais rapidamente a ponto da espiritualidade e lançarnos em pobreza completa contra as coisa do Reino de DEUS, do que deixar que caia a fé e entre em seu lugar a incredulidade, a dúvida, a descrença. É fácil de compreender que a fé tem de entrar em todos os atos agradáveis a DEUS, aos olhos do CRISTO.  
     E para quem Dele se aproxima a primeira coisa necessária é crer que Ele realmente existe, e é o socorro de todos os que O buscam. É por meio da fé, como principal agente, que a graça, que é o dom de DEUS, que haveremos de ser salvos pelas boas obras. A graça e a fé com as obras. E aqui se conclui que a fé é um elemento tão importante de riqueza espiritual que a maioria não entende, mas se, como já observamos, nenhuma graça pode corresponder a todo alcance do termo OURO, então, indubitavelmente, outras coisas são incluídas com a fé. A FÉ É O FIRME FUNDAMENTO DAS COISAS ESPERADAS. Assim a esperança acompanha inseparavelmente a fé (Hebreus, capítulo 11, versículo 11; aos Romanos, capítulo 8, versículos 24 e 25). E além disso São Paulo diz que a fé opera por Amor e, em outro lugar, fala de enriquecer com boas obras (aos Gálatas, capítulo 5, versículo 25; I Epístola a Timóteo, capítulo 6, versículo 18). E assim, meus amigos e meus irmãos, o Amor não pode separar-se da Fé. Temos portanto, diante de nós os três objetos associados por São Paulo, na I Epístola aos Coríntios, capítulo 3: FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE OU AMOR. Mas a maior destas é a CARIDADE, é o AMOR. Tal é ouro provado no fogo que somos aconselhados a comprar. Por sinal que as traduções são muito precárias e dizem: "Compra-me ouro", não, não é compra-me ouro - COMPRA DE MIM, OURO PROVADO NO FOGO, isto é, acima de todos os testes no reino material. O assunto é muito importante, mas há ainda outros objetivos inclusos neste ouro provado no fogo, como por exemplo, vestidos brancos ou vestes brancas, colírio, tudo isto fazendo parte do plano da salvação, o sinal do Amor e depois a recomendação: ARREPENDE-TE. E esta maravilha que é JESUS batendo à porta, JESUS vindo a nós na sua grande humildade, para quê? Para nos salvar. 
    Recomeçaremos amanhã, portanto, nesse ponto das vestes brancas e do colírio.
    QUE A PAZ DE DEUS ESTEJA COM TODOS E VIVA JESUS EM NOSSOS CORAÇÕES PARA SEMPRE! 


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