PROGRAMA 84 - ALZIRO ZARUR
Meus amigos e meus irmãos,
DEUS ESTÁ PRESENTE!
VIVA JESUS EM NOSSOS CORAÇÕES PARA TODO O SEMPRE!
Este é o capítulo 20 do Apocalipse de JESUS segundo São João, versículos 4 a 6:
E VI TRONOS; E SENTARAM SOBRE ELES E LHES FOI DADO PODER DE JULGAR. E VI AS ALMAS DAQUELES QUE FORAM DEGOLADOS PELO TESTEMUNHO DE JESUS E PELA PALAVRA DE DEUS E QUE NÃO ADORARAM A BESTA NEM A SUA IMAGEM, E NÃO RECEBERAM O SINAL EM SUAS TESTAS NEM EM SUAS MÃOS; E VIVERAM E REINARAM COM O CRISTO DURANTE MIL ANOS. MAS OS OUTROS MORTOS NÃO REVIVERAM ATÉ QUE OS MIL ANOS SE ACABARAM. ESTA É A PRIMEIRA RESSURREIÇÃO. BEM AVENTURADOS E SANTOS AQUELES QUE TEM PARTE NA PRIMEIRA RESSURREIÇÃO; SOBRE ESTES NÃO TEM PODER A SEGUNDA MORTE; MAS SERÃO SACERDOTES DE DEUS E DO CRISTO E REINARÃO COM ELES DURANTE MIL ANOS.
É a glorificação dos santos, e Satanás em seu triste isolamento.
São João dirige, agora, a nossa atenção para os santos em vitória e em glória. São os santos reinando com JESUS e. tendo em sua ocupação, atribuir aos ímpios mortos o castigo devido aos seus atos maus, às suas transgressões da Lei Divina.
Daquela Assembleia Geral, São João destaca duas classes como dignas de atenção especial:
1) Os mártires, aqueles que foram degolados, que foram decapitados pelo testemunho de JESUS, e a seguir aqueles que não adoraram a Besta e a sua Imagem. Esta classe, os que recusam o SINAL DA BESTA e a SUA IMAGEM, são, sem dúvida, os que ouvem e obedecem a TERCEIRA MENSAGEM do Apocalipse 14.
Mas esses não são os que foram degolados pelo testemunho de JESUS, como alguns que pretendem que os santos da última geração hão de ser todos mortos, desejam que nós também venhamos a crer. Porque a palavra grega original traduzida por este QUE, na expressão: E QUE NÃO ADORARAM A BESTA, mostra que aqui é introduzida uma outra classe de pessoas.
Ora, a palavra é pronome relativo e assim é definido por Scott: "- Todo aquele que; qualquer; e tudo aquilo que". Também por Robson: "A que; alguém que; todo aquele que; e tudo o que". Como uma classe. são João viu os mártires, e como outra, viu aqueles que não adoraram a besta e a sua imagem.
É verdade que nesse tempo, por vezes, é usado como um relativo simples, como por exemplo: São Paulo na II Epístola aos Coríntios, capítulo 3, versículo 14; na Epístola aos Efésios, capítulo 1º, versículo 23, mas nunca numa construção como está precedida de conjunção
Para que ninguém diga que se traduziu esta passagem por E OS QUE NÃO ADORARAM A BESTA. Por este mesmo fato, concluímos que os milhões de pagãos e pecadores que não adoraram a besta, e lhes prometemos um reino de mil anos com o CRISTO, chamamos a atenção para o fato do capítulo anterior: afirma que os ímpios foram todos mortos e que o selo da morte foi posto sobre eles durante mil anos, e São João tem visto apenas o grupo dos JUSTOS que tomaram parte na primeira ressurreição.
Para evitar a doutrina das duas ressurreições, alguns pretendem que a passagem: MAS OS OUTROS MORTOS NÃO REVIVERAM ATÉ OS MIL ANOS SE ACABARAM, é uma interpolação.
Por isso, dizem: - Não é genuína.
Mesmo que fosse assim, permaneceria de pé a afirmação de que os justos mortos ressuscitaram numa primeira ressurreição, e de que há uma segunda ressureição mil anos depois?
Mas, a crítica não é verdadeira, todos os estudiosos da Bíblia são frontalmente contra ela. A versão revista retém a passagem, e é preciso ver em muitos pontos deste Apocalipse os símbolos do sofrimento, dando assim essa impressão de eternidade de tempos.
Tudo isto, naturalmente, é reduzido às suas proporções reais no Evangelho em Espírito e Verdade à luz do Novo Mandamento.
OS OUTROS MORTOS NÃO REVIVERAM ATÉ QUE OS MIL ANOS SE ACABARAM. (Duas ressurreições).
Apesar de tudo o que se diz em contrário, numa linguagem podia mais claramente provar duas ressurreições. A primeira, uma ressurreição dos justos, no começo do milênio; a segunda, a dos ímpios no fim do milênio.
A segunda morte não tem poder sobre os que tomam parte na primeira ressurreição.
Podem passar ilesos por meio dos elementos que destroem os ímpios como restolho?
Podem habitar com o fogo consumidor, com as labaredas eternas? (Como está no Profeta Isaías, capítulo 66, versículo 24).
A diferença entre os JUSTOS e os ÍMPIOS sobre esse aspecto, consiste em que, ao passo que DEUS é para os últimos um fogo consumidor, é para o seu povo um SOL e um ESCUDO, uma PROTEÇÃO ETERNA.
E os ímpios ressuscitados?
Os ímpios que ressuscitam no fim do milênio voltam de novo à vida tão realmente com o foi outrora real sua vida na Terra.
Então dizem os maiores estudiosos deste Apocalipse:
- Negar isto é violentar esta passagem, é obliterá-la.
- Ora, não sabemos em que condição ressuscitaremos. Sobre este ponto, perdemos em Adão (dizem eles), o que é restaurado condicionalmente em CRISTO JESUS.
- Com respeito à condição física, isto deve ser tomado num sentido simbólico, porque perdemos muito em estatura e força vital que não necessitam de ser restituídas aos ímpios. Se regressassem a normal condição mental e física que gozaram durante a vida ou durante o período da sua provação, isso bastaria, por certo, para poderem por fim, receber inteligentemente a recompensa que lhes é pedida por todos os seus atos.
Sempre encarando o Apocalipse em Espírito e Verdade ainda neste capítulo 20: 7 a 10:
ACABANDO-SE OS MIL ANOS, SATANÁS SERÁ SOLTO DA SUA PRISÃO. SAIRÁ A ENGANAR AS NAÇÕES QUE ESTÃO SOBRE OS QUATRO CANTOS DA TERRA, GOG E MAGOG, CUJO NÚMERO É COMO A AREIA DO MAR, PARA OS AJUNTAREM EM BATALHA. E SUBIRAM SOBRE A LARGURA DA TERRA E CERCARAM O ARRAIAL DOS SANTOS E A CIDADE SANTA. MAS DESCEU FOGO DO CÉU E OS DEVOROU. E O DIABO QUE OS ENGANAVA FOI LANÇADO NO LAGO DE FOGO E ENXOFRE, ONDE ESTÁ BESTA E TAMBÉM O FALSO PROFETA; E DE DIA E DE NOITE SERÃO ATORMENTADOS PARA TODO O SEMPRE.
É a perdição dos ímpios.
No fim do milênio, a cidade santa, a Nova Jerusalém, em que os santos habitaram no céu durante esse período, desce e é posta sobre a Terra e se torna o arraial dos santos, à volta do qual se reúnem os ímpios ressuscitados e inumeráveis como a areia do mar.
Satanás os engana e os leva assim a essa batalha; são induzidos a empreender uma guerra ímpia contra a cidade santa na perspectiva de ganharem alguma vantagem combatendo contra os santos. Lúcifer os persuade, sem dúvida, de que eles podem vencer os santos, desapossá-los da cidade e manter ainda a posse dessa Terra.
MAS, DESCE FOGO DO CÉU, DA PARTE DE DEUS, E OS DEVORA.
Stuart admite que a palavra aqui traduzida por - DEVORA - é intensiva. Significa engolir, tragar, denotando extinção completa. Este é o tempo da perdição dos ímpios, o tempo em que os elementos ardendo se desfarão e o Mundo e as obras que nele há se queimarão, como está na advertência de São Pedro na sua II Epístola, capítulo 3, versículos 7 a 10.
Mas, à luz destas passagens podemos ver como existe o dom de receber sua recompensa na terra, tal como está nos Provérbios, capítulo 11, versículo 31. Podemos ver também, que esta recompensa não é a vida eterna em sofrimento, mas uma absoluta recisão, uma separação completa até que venham a pagar o último ceitil, fato que está na advertência do próprio Jesus. Mas, os ímpios nunca pisarão a Nova Terra.
Sobre este ponto duas opiniões merecem uma notícia.
Segundo a primeira, a Terra é renovada na segunda vinda de JESUS que é a habitação dos santos durante mil anos.
Segundo a outra, quando o CRISTO aparecer pela segunda vez, estabelecerá o seu Reino na Palestina e realizará com os seus santos uma Obra de conquista sobre as nações deixadas na Terra durante o milênio, então as submete a Ele.
Uma das muitas objeções que se levantam contra a primeira opinião é que ela faz os ímpios, na sua ressurreição, subirem com o diabo à sua frente e pisarem com os seus manchados pés a terra purificada e santa, e os santos, o que tem a sua posse durante mil anos, serão obrigados a ceder o campo e a se refugiar na cidade.
Nós não podemos crer que a herança dos santos fique sempre assim, contaminada, que as belas planícies da Terra renovada fiquem para sempre manchadas pelos polutos pés dos ímpios ressuscitados, porque hão de ultrajar todas as idéias e conveniências; não há texto de que possa apoiar.
Quanto segunda opinião, um dos seus muitos absurdos consiste em que, apesar de o CRISTO e os seus santos terem conquistado a Terra durante mil anos, no fim deste período, são atingidos pelos ímpios, perdem o seu território, a obra do milênio é desfeita e são obrigados a bater em retirada ignominiosa para a cidade em busca de refúgio deixando a Terra ao indisputável dominio dos inimigos.
Ora, os que o desejam, poderão dar tratos ao cérebro para harmonizar as inconsistências e absurdos de tais teorias, ou procurar consolação neste duvidoso futuro.
Quanto a nós, preferimos melhor emprego do nosso cérebro na mais luminosa esperança, que é o próprio CRISTO E SENHOR.
MIL ANOS NO CÉU.
Em contraste com estas teorias, há uma bela harmonia no ponto de vista aqui apresentado, a saber:
- Que os santos estão com JESUS no céu durante os MIL ANOS, enquanto a Terra fica deserta.
- Que os santos da Cidade descem, que os ímpios mortos ressuscitam e avançam contra eles; que os últimos receberão o seu castigo e do fogo purificador que os destrói, saem o novo céu e a nova terra para habitação dos justos pelo séculos sem fim.
E OS QUE SOFREM O TORMENTO?
No versículo 10, têm alguns concluído que só Satanás seria atormentado noite e dia, mas o testemunho deste versículo é mais extenso do que isto. O verbo - SERÃO ATORMENTADOS - está no plural, concorda com a besta e o falso profeta, ao passo que devia estar no singular, e apenas se referisse a Satanás, o Espírito do Mal.
Deve-se notar que na expressão - ONDE ESTÁ A BESTA E FALSO PROFETA - ESTÁ, é uma palavra acrescentada, mas conveniente seria subentender as palavras - FORAM LANÇADOS - correspondendo ao que imediatamente antes foi dito de Satanás.
A frase seria, então, a seguinte:
SATANÁS FOI LANÇADO NO LAGO DE FOGO ONDE FORAM LANÇADOS A BESTA E O FALSO PROFETA.
A besta e o falso profeta foram lançados ali e destruídos no começo dos mil anos (Apocalipse, 19: 25). O s indivíduos de que estas organizações eram então compostas, sobem agora na segunda ressurreição, e uma destruição semelhante e final os visita sob os nomes de GOG e MAGOG.
É o LAGO DE FOGO.
Algum estudioso pode ser inclinado a pedir uma definição do LAGO DE FOGO.
Como definição compreensiva não poderá ser chamado um símbolo das agências que DEUS tem para terminar a sua controvérsia com os ímpios vivos no começo dos MIL ANOS, com todas as hostes dos ímpios no fim deste período?
Fogo literal, há de ser sem dúvida, largamente empregado, porque vem aí a BATALHA DO ARMAGEDOM, e é uma guerra total, é o dilúvio de fogo. E, desta ninguém escapa, ninguém ficará neutro. Podemos, entretanto, descrever melhor os seus efeitos do que o próprio fogo.
Na volta de JESUS, em labaredas de fogo, que o CRISTO se revelará. É pelo sopro da sua boca, pelo esplendor da Sua vinda que o inimigo será aniquilado. É com fogo que a GRANDE BABILÔNIA há de ser consumida completamente (Apocalipse, capítulo 18: 8).
É o fim do milênio, é o dia que arderá como forno, tal como está no Profeta Malaquias, capítulo 4: 1:
É COM FOGO ARDENTE QUE OS ELEMENTOS ARDENDO SE DESFARÃO E A TERRA E AS OBRAS QUE NELA HÁ SE QUEIMARÃO.
É O FOGO PREPARADO PARA O DIABO E SEUS ANJOS (Evangelho segundo Mateus, capítulo 25: 41).
E CUJA PIRA É PROFUNDA E LARGA, E O SOPRO DO SENHOR COMO TORRENTE DE ENXOFRE A ACENDERÁ (Isaías, 30: 33).
Finalmente, é o fogo que desce de DEUS lá do céu sobre os ímpios irrecuperáveis.
Meus amigos, meus irmãos, esta é a mensagem mais importante que eu deveria levar aos irmãos de Maringá, no domingo 17. Meus queridos amigos e irmãos da LBV de Maringá, motivos superiores à minha vontade impedem que vá domingo a esta grande concentração que vai reunir Núcleos da LBV, num espetáculo de fé Cristã positiva, atuante, operante do Cristianismo Prático. Mas eu havia prometido, iniciarei o meu roteiro de viagens Missionárias por Maringá, manterei minha palavra. (...)
Meus amigos e meus irmãos, aguardem o Irmão Zarur, logo que DEUS me liberte dos meus compromissos inadiáveis na Sede Nacional da LBV.
QUE A PAZ DE DEUS ESTEJA COM TODOS, AGORA E SEMPRE, E VIVA JESUS!
sábado, 28 de fevereiro de 2015
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